Menu

Criança

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012, às 21:05 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Educação financeira infantil – Dicas

As crianças devem aprender o valor do dinheiro desde cedo para saberem lidar com ele de forma adequada.
398922 Educação financeira infantil – Dicas 1 Educação financeira infantil   DicasQuanto antes as crianças forem educadas financeiramente, melhor será o seu futuro (Foto: Divulgação)

Atualmente, as crianças vivem rodeadas por um mundo consumista. As propagandas na TV, nos outdoors e nas revistas fazem com que elas fiquem sedentas por novos brinquedos, jogos e bonecos. Porém, nem todos os pais têm condições de dar tudo o que as suas crianças pedem. Então, veja algumas dicas para dar uma boa educação financeira infantil para os seus filhos.

Assim que perceber que os seus filhos estão hipnotizados pelas propagandas, pedindo tudo o que encontram pela frente, chame-os para uma conversa séria. Para tanto, coloque-os sentados em um sofá e sente-se de modo que os seus olhos fiquem na altura dos deles. De forma clara, objetiva e calma, explique-lhes o quanto você tem que trabalhar para conseguir o dinheiro para dar-lhes os brinquedos que eles pedem e é por isso que você tem de ficar tanto tempo fora de casa. Portanto, eles até poderão ter o que pedem, contanto que seja em datas especiais como o Natal, o Dia das Crianças ou o aniversário.

Uma outra dica é pedir para que as crianças realizem pequenas tarefas dentro de casa como enxugar a louça, varrer o chão, dar comida ao cachorro ou levar o lixo para fora. No final da semana ou do mês, dê-lhes uma pequena quantia de dinheiro. Assim, quando elas lhe pedirem algo, diga-lhes para gastarem o dinheiro que receberam. Desse modo, elas certamente serão mais cuidadosas com o dinheiro e deixarão de te pedir tantas coisas.

398922 Educação financeira infantil – Dicas 2 Educação financeira infantil   DicasIncentive os seus filhos a guardarem o dinheiro que ganham (Foto: Divulgação)

É importante que as crianças saibam economizar. Então, dê-lhes cofrinhos de presente. Assim, quando elas quiserem algo mais caro que as suas mesadas podem comprar, peça para que guardem todo o dinheiro que sobrar nos cofres, anotando sempre a quantia que foi depositada. Quando conseguirem o valor desejado, quebre os cofres e vá com elas à loja de brinquedos.

398922 Educação financeira infantil – Dicas 3 Educação financeira infantil   DicasO cofrinho é essencial para as crianças aprenderem a economizar (Foto: Divulgação)

A educação financeira infantil é importante tanto para os pais das crianças quanto para elas próprias, pois assim, elas aprendem a dar valor ao dinheiro, conceito que será essencial na sua vida adulta. Portanto, quanto antes você começar a educá-las financeiramente, melhor será o futuro delas. Pode apostar!