Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 31 de janeiro de 2010, às 16:56 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Educação a Distância – Cursos Gratuitos

educação a distancia cursos gratuitos Educação a Distância   Cursos Gratuitos

O crescimento da educação a distância é algo nítido no mundo todo, a cada ano surgem novas tecnologias que melhoram a qualidade dos estudos e solidificam a formação profissional. Nesse setor existe uma experimentação constante de recursos, onde métodos didático-pedagógicos são combinados para tornar a autoaprendizagem mais eficiente.

Os cursos grátis de educação a distância são promovidos principalmente nos países desenvolvidos, mas no Brasil essa categoria de ensino tem recebido incentivo financeiro do Governo. Hoje, universidades de potencial como USP, FGV, UNICAMP, PUC e UFRJ se empenham na oferta de graduação a distância conceituada em diferentes áreas do conhecimento.

A UAB (Universidade Aberta do Brasil) é um programa educacional apoiado pelo Ministério da Educação, cuja proposta consiste em promover cursos gratuitos EAD em todos os estados brasileiros. Para que as aulas possam acontecer, o programa mantém pólos de apoio espalhados pelo país onde os alunos adquirem novos conhecimentos através de encontros presenciais.

Os cursos de graduação UAB são voltados principalmente para a formação de professores, mas outras áreas do conhecimento também integram o programa. Entre as instituições conhecidas que integram o sistema de educação a distância, destacam-se UnB, UFG, UEPA, UFRJ, UNIRIO, UFSCAR, UFRGS, IFSUL, UNESP, UESC, entre outras. Acesse o Portal UAB e obtenha mais informações sobre a universidade gratuita a distância.

Os paulistas podem encontrar cursos superiores de qualidade na UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo), programa que promove cursos semi-presenciais e mantém 22 pólos de apoio espalhados pelo estado. Pedagogia se destaca entre os cursos gratuitos EAD UNIVESP, formando professores para atuar na educação infantil ou encarar outros cargos na área educacional. Para se tornar um aluno, é necessário conseguir aprovação no processo seletivo. UNIVESP tem seu material didático igual ao de grandes universidades públicas paulistas, como UNESP e USP.