Menu

Decoração

Atualizado em 16 de janeiro de 2012, às 19:50 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Economizar energia elétrica na decoração – como fazer, dicas

Aproveite as dicas para economizar energia em casa e encontre apoio na decoração para as mudanças necessárias.
378043 Economizar energia elétrica na decoração 2 Economizar energia elétrica na decoração   como fazer, dicasAposte no branco e aproveite a claridade natural

Decorar a casa é uma tarefa que exige criatividade, tempo e dinheiro. Os moradores precisam buscar as melhores combinações e acrescentar elementos de maneira equilibrada nos ambientes. Outro fator que deve ser levado em conta, quando se pensa em decoração, é a economia de energia elétrica.

Poupar energia traz benefícios para o meio ambiente, reduzindo os gastos de recursos naturais. Este tipo de hábito também contribui com a conta de luz, que se torna mais acessível ao orçamento. Medidas simples ajudam a economizar energia, sem interferir na proposta de decoração. A substituição de alguns elementos também se revela uma aposta funcional, para equilibrar um ambiente bem decorado com o baixo gasto de energia elétrica.

Decore e economize energia simultaneamente

1. Na cozinha, evite instalar fogão e geladeira lado a lado, que além de deixar a conta de luz mais cara, também interfere no funcionamento dos produtos.

2. Aproveite ao máximo a claridade natural da casa, principalmente durante o horário de verão. Procure valorizar as janelas grandes e vesti-las com cortinas leves, que não interfiram na entrada de luz durante o dia.

3. Para favorecer a iluminação dos ambientes residenciais, pinte as paredes com cores claras e neutras. O branco se destaca como a melhor opção para otimizar a luz e expandi-la.

4. O chuveiro é o grande vilão da conta de luz, por isso evite usá-lo durante o horário de pico (das 18h às 21h).

5. Tire os eletrodomésticos e eletrônicos das tomadas quando eles não estiverem em uso.

378043 Economizar energia elétrica na decoração Economizar energia elétrica na decoração   como fazer, dicasAbajur com lâmpada LED

6. Ao invés de usar lâmpadas incandescentes para iluminar os cômodos, prefira as versões em LED ou fluorescente. A troca pode resultar numa economia de 80%. Outra maneira de favorecer a iluminação de um espaço é apostando na decoração com espelhos nas paredes.

7. A geladeira, quando usada de forma irregular, pode aumentar o valor da conta de luz. Desta forma, certifique-se de que a borrachinha da porta está com bom funcionamento e evite os movimentos de “abrir e fechar” sucessivas vezes. Procure não forrar as prateleiras porque isso interfere na circulação de ar. Também não é recomendado colocar peças de roupa para secar atrás da geladeira.

8. Permanecer com as janelas abertas, durante os dias de verão, ajuda a aliviar o calor da casa, sem gastar energia com ventilador ou ar-condicionado.

9. Evite decorar os ambientes com móveis escuros, afinal, eles comprometem a claridade do espaço.

378043 Economizar energia elétrica na decoração 1 Economizar energia elétrica na decoração   como fazer, dicasAproveite a luz natural especialmente nos meses de horário de verão

Use as dicas para inovar a decoração e reduzir os gastos com energia elétrica.