Menu

Saúde

Atualizado em 21 de junho de 2013, às 8:25 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > E. Coli: saiba mais sobre a bactéria assassina

A E. Coli, apelidada de bactéria assassina, é capaz de causar infecções que podem levar à morte.

A Escherichia coli, mais conhecida como E. Coli, é uma bactéria que habita o intestino humano e de outros animais. Ela foi descoberta em 1885, através dos estudos de Theodor Escherich.

635579 E. Coli saiba mais sobre a bactéria assassina 1 E. Coli: saiba mais sobre a bactéria assassinaEscherichia coli, a bactéria assassina. (Foto:Divulgação)

No ano de 2011, houve um grande número de mortes no Brasil e no exterior por causa da ação da E.Coli, por isso o micro-organismo ficou conhecido como “bactéria assassina”. A Escherichia coli está gerando preocupação e medo, tal como a Fasceíte necrotizante, popularmente chamada de “bactéria comedora de carne humana”.

Características da E. Coli

A bactéria E. Coli normalmente habita o intestino sem causar problemas de saúde. No entanto, quando chega a circulação sanguínea ou atinge outras partes do corpo, pode resultar em sérias infecções.

As infecções provocadas pela E. Coli podem se manifestar pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelas cepas da bactéria, que são liberadas nas fezes dos indivíduos afetados ou no contato com animais doentes.

Os sintomas da E. Coli variam de acordo com o local do corpo atingido. Se a bactéria age de forma irregular no intestino, ela pode causar diarreia com sangue e dor ao evacuar. No trato urinário, o micro-organismo desencadeia dor ao urinar e dor nas relações íntimas.

635579 E. Coli saiba mais sobre a bactéria assassina 2 E. Coli: saiba mais sobre a bactéria assassinaA bactéria pode causar hemorragias no sistema digestivo. (Foto:Divulgação)

A bactéria assassina é capaz de causar uma séria gastroenterite, conduzindo o indivíduo a um quadro de desidratação, hemorragias no sistema digestivo, problemas renais e até morte.

Outros problemas de saúde também podem estar relacionados a E. Coli, como cistite, meningite, peritonite e sepse. Uma das complicações potencialmente fatais da bactéria é a síndrome hemolítico-urêmica, caracterizada pelo cansaço, diminuição na frequência da urinação e cor rosada dentro das pálpebras inferiores.

O tratamento da E. Coli depende do tipo desta bactéria e da infecção provocada por ela. Normalmente os indivíduos contaminados recebem tratamento médico em meios hospitalares.

Como prevenir infecções por E. Coli?

635579 E. Coli saiba mais sobre a bactéria assassina E. Coli: saiba mais sobre a bactéria assassinaHá formas de prevenir as infecções por E. Coli. (Foto:Divulgação)

O contágio por E. Coli pode acontecer se as pessoas não tiverem higiene adequada. Confira a seguir formas de se prevenir das infecções pela bactéria assassina:

- Depois de usar o banheiro, as mãos devem ser lavadas cuidadosamente com água e sabão;

- As mãos devem ser lavadas sempre antes das refeições;

- Antes e depois de preparar as refeições, as mãos precisam ser higienizadas;

- É fundamental higienizar os alimentos, principalmente aqueles que são consumidos crus, como a alface e o tomate;

- Antes de ingerir carnes e vegetais, é importante cozer bem;

- É recomendado preparar a carne separadamente, ou seja, sem reutilizar recipientes ou talheres;

- Ao nadar, a pessoa deve evitar engolir água de represas, lagos e piscinas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.