Bem Estar

Dores no seio ao amamentar: como evitar

A dor nos seios ao amamentar pode aparecer por diversos motivos, sendo algo que não deve ocorrer e pode indicar algum problema. Na maioria das vezes, basta ajustar a maneira como o bebê está abocanhando o seio, em outros casos são necessárias diferentes tipos de intervenções. Para saber melhor o que fazer é preciso identificar o porquê do problema.

Dores podem incomodar e atrapalhar as mamadas. (Foto:Divulgação)
Dores podem incomodar e atrapalhar as mamadas. (Foto:Divulgação)

Dores no seio ao amamentar: como evitar

As dores podem ser oriundas do chamado reflexo da descida. Que basicamente é quando os seios estão “enchendo” antes da próxima mamada. Muitas mulheres nem percebem esse reflexo durante os primeiros dias de amamentação e quando fica mais frequente essa sensação some.

A produção de leite em abundância também pode ser um causador das dores, mas essa produção tende a diminuir naturalmente, pois organismo se adapta apenas a necessidade do bebê. Para quem tem muito leite é válido a doação dele para um banco especializado.

A candidíase ou sapinho também pode provocar essas dores e elas são sentidas durante toda a amamentação piorando no final dela.

É importante você ler também: Cuidados para amamentar o bebê.

Com pequenos cuidados as dores podem ser evitadas. (Foto:Divulgação)
Com pequenos cuidados as dores podem ser evitadas. (Foto:Divulgação)

Como evitar essas dores

– Um boa maneira de prevenir é engrossar a pele da região tomando banhos de sol, deixando os seios descobertos por quanto tempo mais puder.

– O esvaziamento do seio é fundamental para o alivio das dores. Em caso de fissuras, aplicar o próprio leite após as mamadas é importante, pois ele possui substâncias cicatrizantes.

– O bebê deve mamar corretamente e para isso ele não pode apenas pegar o bico do seio, mas sim toda a aréola, pois é onde ficam os depósitos de leite. Ele deve ficar bem acolhido no colo, em hipótese alguma estar solto e com a coluna desalinhada. Segurar firme e com os rosto inteiro voltado para o seio ajude-o a pegar corretamente.

– Sutiã de tamanho ou modelo errado pode ser um grande problema. A costura lateral tem que estar nas costelas e não nos seios, e a parte que abriga as mamas não pode comprimi-las.

Se a dor nos seios não melhorar em alguns dias, procure seu médico ou um posto de saúde para que possa ser examinada e para descartar problemas mais graves, como a mastite.

Amamentar é mágico. (Foto:Divulgação)
Amamentar é mágico. (Foto:Divulgação)

Leia também: Dicas para mães que estão amamentando.

Recomendado para você
Bem Estar

Embalagens de presentes para o Dia das Mães

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *