Menu

Saúde

Atualizado em 16 de setembro de 2010, às 23:49 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dores na Coluna Tratamentos, O que fazer

dores na coluna 223x300 Dores na Coluna Tratamentos, O que fazer

As dores nas costas em geral não iniciam do nada, um esforço repetitivo, má postura, lesões, entorses, enfim podem ser diversos os motivos pelos quais a pessoa ainda está sujeita  a desenvolver uma dor crônica, em geral as dores na coluna se não tratadas a tempo assim como diversos outros problemas podem sempre voltar em maior intensidade. Em muitos casos a dor aparece e em poucos dias desaparece. Quando acontecem os casos graves como o da hérnia de disco, é preciso que seja feita a cirurgia para corrigir o problema. Saiba mais sobre dores nas costas tratamentos, o que fazer com as informações abaixo que selecionamos com carinho.

Sobre as dores na coluna:

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 80% da população mundial terá, ao menos, duas crises de dor na coluna durante a vida. A incidência da dor é decorrente a postura errada em geral nesses casos. Em geral a dor é gerada como consequência do excesso de peso e sedentarismo. Em nosso país as dores na coluna são a segunda maior razão das aposentadorias por invalidez conforme dados da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, apesar desses números alarmantes ainda não existe um programa efetivo para prevenção.

O Tratamento para dores nas costas:

Em geral é muito necessário que seja feito um diagnóstico criterioso do caso para que o médico descubra as causas da dor nas costas e indique o melhor tratamento, nada de apelar para massagistas e as ditas técnicas alternativas, elas podem sim ajudar a amenizar a sua dor mas a raiz do problema permanecerá. Então é melhor primeiro consultar um médico ortopedista que irá avaliar o seu caso.

Sobre a medicação existem três tipos de drogas indicadas que em geral são utilizadas em conjunto ou isoladamente. São elas:

-Relaxantes musculares;

-Antinflamatórios;

-Analgésicos.

Somente nos casos da dores nas costas agudas, ou lombagias agudas o tratamento consiste em uma injeção epidural de corticoides. O efeito da injeção pode durar dias ou meses.

Lembramos que a automedicação pode trazer muito risco como já falamos apenas maquiando o real problema que voltará cada vez em maior intensidade, logo caso sina dores constantes nas costas procure um médico para ter a ajuda necessária.
Existem algumas medidas profiláticas que podem ajudar os pacientes caso efetuadas corretamente, alguns exercícios podem ser realizados logo nas primeiras horas em que a dor atacar. Mas para saber esses exercícios também é necessário consultar o profissional. Além dos exercícios também existem outros meios de tratamento para dores nas costas como o uso de bolsas de gelo ou quente e coletes.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.