Menu

Saúde

Atualizado em 10 de março de 2013, às 8:11 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dores frequentes nas pernas: o que pode ser

Uma das queixas mais comuns entre os indivíduos, é a dor nas pernas. Saiba o que pode ser a dor nas pernas.

Uma das principais causas de procura médica, entre os especialistas, é a dor nas pernas. Segundo dados, a maioria das causas dessa queixa está relacionada diretamente a problemas circulatórios, mas não é o único. É grande a variedade de problemas que podem afetar os membros inferiores e manifestar o sintoma. Conheça abaixo algumas informações que relacionam o que pode ser as dores frequentes nas pernas.

Saiba como aliviar a dor nas pernas.

591433 A dor nas costas pode ser uma causa de dor frequente nas pernas. Foto divulgação Dores frequentes nas pernas: o que pode serA dor nas costas pode ser uma causa de dor frequente nas pernas. (Foto: divulgação)

Conheça a opinião dos especialistas

Médicos especialistas em angiologia afirmam que a principal queixa em seus consultórios é a dor nas pernas. Em geral, esse sintoma está diretamente relacionado a problemas que afetam o sistema circulatório. No entanto, esse quadro pode ser agravado pela associação de duas ou mais doenças que, pode dificultar o diagnóstico do problema.

Em alguns casos, é possível correlacionar a dor com o problema

Algumas características da dor, apresentadas pelo paciente, podem dar dicas sobre a causa do problema, facilitando o diagnóstico. Em geral, dor com sensação de peso e que, por exemplo, vem associada a inchaço e câimbras e que costuma piorar ao fim do dia ou após longos períodos em pé, costuma se manifestada por varizes. Vale ressaltar que as varizes são vasos sanguíneos dilatados, manifestados após a presença de alterações hormonais, sedentarismo, obesidade ou fatores genéticos.

591433 Diante de dor nas pernas é ideal buscar a orientação de um especialista. Foto divulgação Dores frequentes nas pernas: o que pode serDiante de dor nas pernas, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Outra manifestação característica, é a presença de dor, tipo queimação que acomete as regiões da panturrilha, em especial, após caminhadas. Esse sintoma pode estar diretamente relacionado a problemas arteriais causados por aterosclerose (entupimento de veias por gordura). Especialistas alertam que essa última enfermidade, é extremamente grave, necessitando de atenção especial.

Problema na coluna X dor nas pernas

Em alguns casos raros, a dor nas pernas pode ser justificada pela presença de alguma problema na coluna que está sendo expressado, nos membros inferiores. Normalmente, essa dor irradiada é do tipo fisgada e costuma acompanhar o trajeto do nervo, o qual passa por toda a perna, estendendo até os pés.

A dor nas pernas e as diversas alterações clínicas

Cada manifestação clínica apresentada pelo indivíduo e que vem associada a dor nas pernas, tem grande valia para o profissional da saúde. Isso porque através desses dados, o médico tem condições de avaliar o problema, de forma a chegar ao diagnóstico correto e estipular um tratamento adequado. Assim, é muito importante, diante da queixa de dor nas pernas, buscar a orientação de um especialista.

591433 A dora nas pernas está relacionada a diversas causas. Foto divulgação Dores frequentes nas pernas: o que pode serA dora nas pernas está relacionada a diversas causas. (Foto: divulgação)

A dor nas pernas pode ser sinal de diversas patologias. Por isso, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, de modo a evitar qualquer consequência futura, diante desse sintoma incômodo.

Saiba mais sobre a dormência nas pernas.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.