Dores do parto: como reconhecer

PUBLICIDADE

A gestação é um momento único que, além de muita felicidade, também pode trazer imensa ansiedade, principalmente para as mamães de primeira viagem e pouco familiarizadas com a situação. Nos últimos meses de gravidez existe uma preocupação excessiva com relação à chegada da criança, e falsos sinais podem levar a mulher ao médico sem necessidade. Para proporcionar mais tranquilidade, confira as dicas de como reconhecer as dores do parto.

Saiba como lidar com o medo do parto.

Os momentos finais do parto podem causar muita ansiedade. (Foto: divulgação)

Alarme falso

Nos final da gestação é natural que a mulher passe por momentos em que pode experimentar contrações uterinas, chamadas de Contrações de Braxton Hicks, que apesar de parecem bastante reais, são insuficientemente intensas para iniciar o trabalho de parto, como aconteceria com as contrações verdadeiras. Isso significa que esse alarme falso é incapaz de proporcionar o apagamento e dilatação do colo uterino, mas em muitas situações é suficiente para causar muita preocupação à família.

PUBLICIDADE

A dica para identificar essa situação é prestar atenção na intensidade e regularidade das contrações do útero. Apesar de poderem se tornar repentinamente intensas, o que não é o mais comum, essas contrações possuem frequência irregular e podem desaparecer completamente, depois de algum tempo. Em algumas situações a gestante pode experimentar esses sintomas por dias ou até mesmo semanas, antes que o trabalho de parto comece efetivamente.

Confira mitos e verdades sobre o parto cesariano.

As contrações de Braxton Hicks são falsos sinais de trabalho de parto. (Foto: divulgação)

Como identificar falsos sinais de parto

  • As contrações são irregulares e na maioria dos casos não aumentam de intensidade com o passar do tempo;
  • A dor é localizada na região de baixo abdome e virilha, ao invés de atingir todo útero e irradiar para região dorsal;
  • As contrações melhoram quando a mulher se movimenta ou faz atividades como caminhada leve.

Sinais do verdadeiro trabalho de parto

  • As contrações vão se intensificando, além de serem regulares e diminuir o espaço de tempo entre um episódio e outro, com o avançar do trabalho de parto;
  • Perda do tampão mucoso, que é uma porção de muco espesso capaz de bloquear o canal cervical. Na maioria das vezes esse acontecimento antecede o trabalho de parto em 1 ou 2 dias, mas também pode ocorrer durante o trabalho de parto;
  • Ruptura da bolsa com saída de líquido amniótico, mais comum na forma de jato, mas que também pode ocorrer como gotejamento. Normalmente o trabalho de parto começa logo após esse acontecimento.

Entenda mais sobre os riscos da cesária e saiba como é realizado o procedimento.

É importante manter a calma e analisar a situação. (Foto: divulgação)

É importante esclarecer que o mais importante é manter a calma para analisar a situação e procurar um médico, caso seja necessário, pois os sinais de trabalho parto podem variar muito de uma pessoa para outra.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.