Search

Dores do parto: como amenizar

As dores do parto são inevitáveis e intensas. Conheça algumas dicas para amenizar as dores durante o trabalho de parto.
Google plus

A dor do parto é uma das mais intensas já relatadas. É preciso passar pelo sofrimento para ter nos braços o filho tão esperado. É bom saber que existem pequenas atitudes capazes de diminuir a dor nesse momento. Saiba mais sobre o assunto e veja como amenizar as dores do parto.

As dores do parto geram muito medo na gestante. (Foto: divulgação)

Dor do parto

Quando os nove meses estão chegando surge medo e dor. A ciência já comprovou que a dor não é apenas um processo físico. Ela é, também,  influência das nossas crenças e emoções. Dessa forma, ao invés de alimentarmos ansiedades antes do nascimento do bebê, devemos nos preparar para o momento.

Além das experiências pessoais, muitas informações, dicas e técnicas podem ajudar a aliviar as dores do parto, eliminando ou diminuindo a necessidade da anestesia, principalmente evitando a opção de uma cesárea.

As dores do parto podem ser comparadas a uma cólica menstrual intensa, porém não são constantes. Assim como uma onda, tem começo, meio e fim, possibilitando o relaxamento nos intervalos. A intensidade pode variar conforme a sensibilidade do organismo de cada mulher.

Como o útero está fixado na região lombar, normalmente a dor começa nas costas e se irradia pelos quadris e abdômen. Ela costuma ser mais intensa quando faltam três centímetros para completar a dilatação do colo uterino. Em seguida, as fases são de expulsão, do bebê e da placenta.

Os exercícios respiratórios ajudam a aliviar a dor. (Foto: divulgação)

Veja também vantagens e desvantagens de cada tipo de parto 

Dicas de como amenizar as dores do parto

1. O que mais faz mais diferença na hora do parto para a maior parte das mulheres é a água quente, seja no chuveiro ou na banheira. Portanto, quando começarem as dores, um banho quente pode ajudar a relaxar e diminuir o problema. O ideal é que a imersão seja feita quando a dilatação atingir 5 ou 6 centímetros, para que não ocorra desaceleração do parto;

2. Não meça esforços para relaxar ou diminuir a tensão. Para isso, utilize técnicas de respiração, meditação, massagem e posições de ioga;

3. Procure não ficar parada, a movimentação é essencial durante o trabalho de parto;

4. A bola suíça é um apoio muito confortável para a gestante sentar, já que os ossos acostumam ficar sensíveis e soltos durante o parto;

5. Segundo especialistas, gritar ou ouvir música pode estimular a abertura do colo do útero e aliviar as dores;

6. A visualização também pode ajudar. Pense sempre que a criança está próxima de chegar a cada contração. Imagine o colo se abrindo e viva cada contração como uma onda. Isso faz com que você se adapte melhor ao momento e alivia as dores.

O parto pode ser um momento muito tranquilo. (Foto: divulgação)

Veja também fases do parto, descubra os sinais da chegada do bebe 

As dores do parto são inevitáveis quando se trata de um parto natural. Porém, podem ser amenizadas através de algumas técnicas muito eficazes. O ideal é apostar nas atividades físicas de relaxamento, massagens, movimentação e outras. Aposte nas dicas para amenizar as dores do parto e melhore esse momento.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. vailton ferreira da cunha
    Publicado em 15/06/2013 às 12:44 PM [+]

    quero ver minhas comtas em atraso da vivo pos pago

  2. tania dos reis julio barbosa
    Publicado em 14/07/2013 às 7:14 PM [+]

    voces são todos doidos dizendo que existe parto normal tranquilo ,aposto que foi homem que falou isto .bandos de fdp

  3. monique laryssa alves dos santtos
    Publicado em 03/10/2013 às 10:40 PM [+]

    parto normal doi de mais eu tenho um bebe de 2 meses e eu sei como e a dor e prto normal nao e tranquilo coisa nem uma o homem sabe como e um parto ele ja ganho bebe ja teve parto homens nao tem isso entao presta bem atençao no que fala se poen no lugar das mulheres pra ver o sofrimento

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top