Dores de esporão: como aliviar

PUBLICIDADE
Dores de esporão: como aliviar (Foto: Divulgação)

O esporão de calcanhar, também chamado de esporão calcâneo, é uma projeção óssea que acaba ocorrendo na zona plantar do calcâneo – próximo ao calcanhar. Apesar da dor sentida ao correr e caminhar, não é possível visualizar nenhuma alteração externa no calcanhar, sendo que o problema só pode ser detectado após uma consulta com um ortopedista e realização de raio-X.

Cerca de 10% da população mundial pode apresentar a doença, que é muito comum, sendo que grande parte dessas pessoas nem chegam a descobrir que possuem o esporão do calcâneo por não sentirem nenhuma manifestação de dor ou incômodo, enquanto outros sentem uma forte dor na área plantar interna do calcanhar, graças a um acúmulo de líquidos embaixo do esporão que acaba inflamando o local.

Imagem Radiológica do Esporão do Calcâneo (Foto: Divulgação)

Geralmente o esporão de calcanhar surge nas pessoas que praticam esporte constantemente, principalmente os que possuem constante impacto como é caso do vôlei, corredores, e saltadores, além dos idosos. Esta doença é decorrente da sobrecarga do local e pode se tornar um sério problema caso não seja cuidada.

PUBLICIDADE

Atualmente, existem tratamentos bem eficazes contra o esporão, sendo que o processo cirúrgico para remoção da doença não é recomendada por ser muito complicada e arriscada, podendo ocasionar na ruptura do tendão.

Palmilhas ajudam a aliviar a dor do esporão (Foto: Divulgação)

Para aqueles que não sentem dor, não é necessário se preocupar, uma vez que, o esporão só necessita de tratamento quando provoca dor, ou seja, quando o local possui acúmulos de líquidos e inflama. O tratamento inicial geralmente pede a utilização de calçados apropriados, além de ligadura de compressão e anti-inflamatórios locais, que são injetados na zona afetada. Usar palmilhas também pode ajudar a estabilizar o calcanhar, diminuindo a dor. No caso de alteração biomecânica do pé ou da marcha – que podem ser detectados por um Podologista – é necessário a aplicação de uma palmilha personalizada que seja adaptada as condições do seu esporão.

A recuperação depende muito da causa da dor no calcanhar, além do estado de saúde de cada pessoa e dos cuidados ao longo do tratamento. Mas seguindo todas as especificações médicas é possível ficar livre da dor ao caminhar depois de seis a oito semanas de tratamento e para não voltar a sofrer com o esporão de calcanhar é só usar calçados confortáveis, que se adaptam ao seu pé e com amortecedores, além de realizar exercícios de aquecimento antes de submeter o pé a grandes impactos como uma caminhada ou corrida.

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • Sofro com isso, mas eu aprendi a amortecer a pisada, ou fazer alguns exercicios com uma bolinha de tênis, fazendo ela rolar sob o pé. Ajuda muito….

  • Eu descobri que tenho a doença a pouco tempo,e muito dolorido porque trabalho em pé o que fazer pra não sente tanta dor no calcanha

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.