Bem Estar

Dores de esporão: como aliviar

Dores de esporão: como aliviar (Foto: Divulgação)

O esporão de calcanhar, também chamado de esporão calcâneo, é uma projeção óssea que acaba ocorrendo na zona plantar do calcâneo – próximo ao calcanhar. Apesar da dor sentida ao correr e caminhar, não é possível visualizar nenhuma alteração externa no calcanhar, sendo que o problema só pode ser detectado após uma consulta com um ortopedista e realização de raio-X.

Cerca de 10% da população mundial pode apresentar a doença, que é muito comum, sendo que grande parte dessas pessoas nem chegam a descobrir que possuem o esporão do calcâneo por não sentirem nenhuma manifestação de dor ou incômodo, enquanto outros sentem uma forte dor na área plantar interna do calcanhar, graças a um acúmulo de líquidos embaixo do esporão que acaba inflamando o local.

Imagem Radiológica do Esporão do Calcâneo (Foto: Divulgação)

Geralmente o esporão de calcanhar surge nas pessoas que praticam esporte constantemente, principalmente os que possuem constante impacto como é caso do vôlei, corredores, e saltadores, além dos idosos. Esta doença é decorrente da sobrecarga do local e pode se tornar um sério problema caso não seja cuidada.

Atualmente, existem tratamentos bem eficazes contra o esporão, sendo que o processo cirúrgico para remoção da doença não é recomendada por ser muito complicada e arriscada, podendo ocasionar na ruptura do tendão.

Palmilhas ajudam a aliviar a dor do esporão (Foto: Divulgação)

Para aqueles que não sentem dor, não é necessário se preocupar, uma vez que, o esporão só necessita de tratamento quando provoca dor, ou seja, quando o local possui acúmulos de líquidos e inflama. O tratamento inicial geralmente pede a utilização de calçados apropriados, além de ligadura de compressão e anti-inflamatórios locais, que são injetados na zona afetada. Usar palmilhas também pode ajudar a estabilizar o calcanhar, diminuindo a dor. No caso de alteração biomecânica do pé ou da marcha – que podem ser detectados por um Podologista – é necessário a aplicação de uma palmilha personalizada que seja adaptada as condições do seu esporão.

A recuperação depende muito da causa da dor no calcanhar, além do estado de saúde de cada pessoa e dos cuidados ao longo do tratamento. Mas seguindo todas as especificações médicas é possível ficar livre da dor ao caminhar depois de seis a oito semanas de tratamento e para não voltar a sofrer com o esporão de calcanhar é só usar calçados confortáveis, que se adaptam ao seu pé e com amortecedores, além de realizar exercícios de aquecimento antes de submeter o pé a grandes impactos como uma caminhada ou corrida.

Recomendado para você

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Comentários

2 respostas para “Dores de esporão: como aliviar”

  1. Saul Pereira de Freitas disse:

    Sofro com isso, mas eu aprendi a amortecer a pisada, ou fazer alguns exercicios com uma bolinha de tênis, fazendo ela rolar sob o pé. Ajuda muito….

  2. eliana disse:

    Eu descobri que tenho a doença a pouco tempo,e muito dolorido porque trabalho em pé o que fazer pra não sente tanta dor no calcanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *