Saúde

Dor no Cóccix – Sintomas, tratamento

Há pessoas que sentem muitas dores no final da coluna ao se sentarem em determinadas posições ou ao se exercitarem. Essa é a famosa dor no cóccix, também conhecida como coccidínia ou coccigodinia. Ela pode ser gerada por vários motivos e há tratamentos diversos para curá-la. Sendo assim, veja quais são os sintomas e os tratamentos para a dor no cóccix.

Dor no Cóccix
O cóccix está no final da coluna e pode doer por diversos motivos. (Foto: Divulgação)

Dor no Cóccix – Sintomas, tratamento

O tratamento e a prevenção são os melhores tratamentos para a área do Cóccix. Para quem sofre com esse mal é necessário muito atenção, pois o problema pode se agravar muito se não for tomada nenhuma providência, confira:

Dor no Cóccix
É necessário ter muito cuidado com a dor no cóccix (Foto: Divulgação)

Causas para a dor no cóccix

As causas mais frequentes da dor no cóccix são os traumas como acidentes de automóvel, quedas ou parto. Um hormônio chamado relaxina, que é liberado durante a gravidez, também pode causar essa dor.

Em aproximadamente 14% dos casos de dores no cóccix, a presença de espículas no local é a responsável pela dor. Entretanto, ela ainda pode ser consequência de rigidez no cóccix, desalinhamento do cóccix, espasmos musculares e de cistos pilonidal, que é a presença de pelos e pus no local.

Dor no cóccix na posição sentada

Um dos problemas que podem causar dores no cóccix é ficar sentado em uma posição ruim, que pode te trazer grandes traumas. A dor nessa parte  do corpo ou uma lesão nessa parte do corpo é chamada coccidínia aguda e pode se tornar crônica dependendo do problema.

A coccidínia crônica acontece quando a pessoa passa por uma das seguintes situações:

  1. Gravidez com algumas complicações ou ganho de peso muito grande;
  2. Traumas que acontecem sempre atingindo a última vértebra do corpo,
  3. Tensões que sempre são relacionadas por algum tipo de atividade que é repetida, como pro exemplo uma postura ruim por horas a fio no trabalho;
  4. A dor no cóccix que pode acontecer porque a pessoa tem uma péssima postura no momento de ficar sentado;
  5. Dores no cóccix que aparecem porque a pessoa tem algum problema no anus como por exemplo: hemorroidas, fissuras anais ou até relação sexual anal que causa impactos repeetidos que lesionam essa região.

Câncer no Cóccix

O câncer no cóccix é bem raro de acontecer, mas pode acontecer sim. Se existir alguma anomalia nessa região é necessário procurar um médico para que possa simplesmente fazer alguns exames mais profundos e assim terá a chance de ver se o cóccix está passando por algum distúrbio que pode ser câncer ou não.

Malformação no cóccix

A malformação do cóccix não raramente é relacionada a dores no cóccix é a principal causa deste dor. Essa má formação pode ser algo identificado logo na infância, mas que não tem um tratamento. Em alguns casos pode ser que você faça uma operação para ter a cura, mas nem todos os casos são assim, cabe ao seu médico buscar o melhor tratamento.

Dores no cóccix por causas mais comuns

Algumas dores no cóccix acontecem por causas bem comuns, como por exemplo:

  1. Tensão muscular na região do cóccix,
  2. Esmagamento do nervo que acaba causando essa dor insuportável no cóccix,
  3. Danos aos nervos que causa males no cóccix,
  4. Luxação do cóccix causa por impactos que muitas vezes a pessoa não dá atenção no momento que acontece.

Leia também:

Dor no Cóccix 12
Cores no cóccix: entenda o que causa (Foto: Divulgação)

Dor no Cóccix

A dor no cóccix é muito característica e não há como não percebê-la. Quando a pessoa se senta um pouco inclinada, sente uma dor aguda na região, do mesmo modo quando se levanta bruscamente ou se abaixa para pegar algo no chão.

– Tratamentos para dor no cóccix

Os tratamentos mais indicados para as dores no cóccix são os não-cirúrgicos, que devem ser feitos por médicos com experiência em reabilitação musuloesquelética e fisioterapeutas com bastante conhecimento em tratamentos fisioterápicos das síndromes dolorosas pélvicas. Para tanto, medicamentos e injeções também são utilizados.

Quando as dores são resultados de pontos de gatilho, ou seja, do aparecimento de bandas tensas em musculaturas que compõem o assoalho pélvico, pode ser realizada a inativação desses pontos, o que alivia bastante esse incômodo.

Em último caso, o tratamento cirúrgico é o recomendável. Porém, é comum haver infecções locais e a lesão do reto após a cirurgia. Caso ocorra a lesão, as consequências podem ser graves, como o desenvolvimento de incontinência fecal.

A cirurgia só deve ser feita em último caso. (Foto: Divulgação)
A cirurgia só deve ser feita em último caso. (Foto: Divulgação)

A dor no cóccix, infelizmente, e muito comum hoje em dia, principalmente porque as pessoas passam muito tempo sentadas, em frente ao computador. Por isso a postura e os cuidados são importantes nesses momentos e além da postura, recomenda-se cadeiras mais confortáveis e alongamentos num intervalo de 2 horas para esticar os músculos e relaxar.

Médica fala sobre sobre a dor no cóccix: prevenção, tratamento, sintomas e muito mais

Recomendado para você
Saúde

Chá Calmante Para Dormir

Saúde

Fazer Caminhada Emagrece ? Saiba como Emagrecer através da Caminhada.

Saúde

Receitas para Anemia Ferropriva

Saúde

Benefícios do arroz integral

Comentários
  1. Karine disse:

    Obrigado, esse texto me ajudou bastante! Tenho 11 anos e tenho dor no cóccix, e isso me incomoda, então procurei saber como melhorar e seu site me ajudou bastante! 🙂

  2. Andreia Alves disse:

    tenho muitas dores no ciccix mais de 15 minutos sentada e a dor e insuporavel.

  3. Andreia Alves disse:

    tenho muitas dores no ciccix mais de 15 minutos sentada e a dor e insuportavel.

  4. rafaelaaaaaa disse:

    eu sinto dores insuportaveis quando fico muito tempo sentada e esse site me ajudou bastante,show

  5. Vanessa Firmino disse:

    Bom dia, gostaria de saber se é melhor o quente ou o frio no alivio da dor do coccix.
    Obrigada

  6. sadao shimabukuro disse:

    Ao levantar da cadeira doi o coccix.Gelo ou agua quente que devo usar.Medico quer dar injeção de corticoide.Estou relutando.Que tipo de fisioterapia que é bom?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *