Dor de ouvido: dicas para tratar

PUBLICIDADE
Dor de ouvido é uma das dores mais incômodas. (Foto:Divulgação)

Dor de ouvido é sempre um sintoma bastante incômodo da otite, um tipo de infecção pode afetar diversos níveis do canal auditivo e até causar surdez, por isso, confira o que pode gerar esse quadro, como evitá-lo e tratar com alguns cuidados simples.

Quem já teve otite sabe, essa dor no ouvido é uma das mais desagradáveis que existe, mas antes de saber como essa infecção acontece vamos entender como é o ouvido. A estrutura é divida em três partes, a externa, média e a interna. A primeira é a que tem a função de localizar a fonte sonora, amplificá-la e levá-la ao tímpano. A infecção nesse local é chamada de otite externa e é causada por fungos ou bactérias, na maior parte das vezes penetram através lesões na pele desse canal. Essas feridas podem ser causadas por cotonetes, por atrito ao coçar freqüentemente o ouvido e até a água contaminada de piscinas ou do mar. O resultado pode variar de uma coceira crônica e em uma fase aguda o principal sintoma é a dor. Essa dor pode se apresentar de forma lancinante necessitando de medicamento injetável para melhora.

Primeiro passo é identificar qual tipo de otite está acometendo. (Foto:Divulgação)

Leia também: Dicas de Tratamento para Otite , Dor de Ouvido

PUBLICIDADE

A otite média que afeta a terceira parte, onde existe o canal que liga o nariz é ele que permite que o tímpano vibre. O quadro agudo da doença geralmente ocorre quando há uma gripe ou uma infecção respiratória. Esse canal acaba servindo como um túnel para que os vírus e as bactérias cheguem ao ouvido médio o causa cúmulo atrás do tímpano provocando dor, febre e prejudicando a audição. A otite média seja ela aguda ou crônica, com muita frequência leva a surdez, por destruição dos ossinhos, por perfuração do tímpano de dentro para fora.

Dependendo da localização da otite, diagnosticar o problema pode ser fácil em alguns casos o próprio paciente pode fazer isso. Mas quando o local é mais profundo o exame otológico é o mais indicado. O tratamento da infecção do ouvido inclui analgésicos e antibióticos, mas quem pode orientar melhor é o seu otorrinolaringologista.

Previna-se

Para prevenir o problema evite a entrada de água e objetos no ouvido. Nas crianças a vacina contra a gripe e pneumonia também é eficaz. Já os bebês não devem ficar deitados na amamentação.

Segunda doença que mais atinge as crianças na infância. (Foto:Divulgação)

Para conhecer tratamento de otites em bebês é só ler: Otite em bebês: sintomas, tratamento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.