Dor de dente: dicas para diminuir, aliviar

PUBLICIDADE
Uma dor de dente estraga o dia de qualquer pessoa. (Foto: Divulgação)

Não é fácil suportar a dor de dente. A boa notícia é que é possível evitá-la, no entanto, quando ela aparece o primeiro passo é procurar um dentista. Caso isso seja impossível nesse momento existem medidas caseiras que são utilizadas desde a antiguidade para aliviar os dolorosos sintomas.

A dor de dente pode ser evitada com os cuidados mais básicos como a escovação correta, o uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista. Caso mesmo assim ela apareça, confira algumas dicas para ajudar a aliviar o incômodo da dor.

Dicas

– Lave os dentes com água na temperatura  ambiente. Caso a dor seja devido a uma comida que esteja alojada entre os dentes a indicação é escovar muito bem e usar fio dental.

PUBLICIDADE

– O fio dental deve ser usado em todos os dentes, mas naquele que está dando problemas deve ser usado com mais intensidade. Apenas tenha cuidado para não ferir as gengivas.

Para saber mais sobre como utilizar o fio dental da maneira certa leia: Como passar fio dental corretamente.

– Lavar a boca com água salgada e morna alivia as dores. Para fazer é só misturar uma colher de sopa de sal grosso em um copo de água morna. Faça sucessivos bochechos depois de todas as refeições e principalmente antes de deitar.

– Massageie o local dolorido com gelo, é só deslizar o cubo aonde dói durante alguns minutos.

Uma grande ajuda no alívio da dor. (Foto:Divulgação)

– O uso de óleo de cravos ajuda muito. Siga as instruções de uso cuidadosamente e lembre-se de que o óleo de cravos não vai curar a dor de dente, apenas anestesiar o nervo temporariamente.

– Caso tenha inchaço faça uma compressa fria na bochecha.

PUBLICIDADE

– Em caso de dor latejante, mantenha a cabeça elevada, isso diminui a pressão na área.

– Em 1 xícara de chá coloque 1 colher de chá de cravo e água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Faça bochechos três ou quatro vezes por dia. O cravo da índia tem alta concentração de eugenol, uma substância analgésica.

Mas lembre-se que essas são apenas algumas dicas para que a dor passe momentaneamente, nenhuma delas irá curar o problema. Por isso, a melhor alternativa é sempre correr para o dentista para descobrir e depois solucioná-lo.

Prevenção ainda é o melhor remédio. (Foto:Divulgação)

Saiba mais lendo: Mitos e verdades sobre saúde bucal.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.