Dor de cabeça na menopausa: o que fazer

PUBLICIDADE

A dor de cabeça é uma das queixas mais comuns nos ambulatórios médicos. Entretanto, o que muitas mulheres não sabem é que esse problema super incômodo pode fazer parte da lista dos vários sintomas que estão associados à menopausa. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e saiba o que fazer com a dor de cabeça na menopausa.

A enxaqueca durante a menopausa é um problema frequente. (Foto: divulgação)

Por que a dor de cabeça ocorre na menopausa

A menopausa representa o final do período fértil da mulher, e é possível encontrar uma enorme variação dos níveis de vários hormônios femininos. A inconstância dos níveis hormonais é o responsável por causar os vários sintomas da menopausa, como as ondas de calor, ressecamento vaginal, diminuição da libido e cefaleia recorrente.

Alguns fatores ambientais também podem ser responsáveis pela dor de cabeça, especialmente a enxaqueca, que é bem mais comum nas mulheres, ocorrendo principalmente no período pré-menstrual. Os principais fatores ambientais desencadeantes de enxaqueca são:

PUBLICIDADE
  • Alterações bruscas de temperatura;
  • Ambiente com muito barulho;
  • Ambiente demasiadamente iluminado;
  • Cheiros fortes;
  • Uso de medicamentos;
  • Jejum prolongado;
  • Consumo de certos alimentos, como vinho tinto, queijos, café, banana, carne, chocolate, conservas, maçãs, nozes e tomate.

Um dado importante e que deve ser levado em consideração é que quem sempre sofreu de dor de cabeça no período pré-menstrual, muito provavelmente continuará apresentando cefaleia durante a menopausa, sendo que a dor pode até mesmo se agravar.

Seguindo as dicas é possível ficar livre das dores de cabeça. (Foto: divulgação)

O que fazer com a dor de cabeça na menopausa

Para diminuir as chances de dor de cabeça na menopausa ou, pelo menos, tornar as crises mais brandas, é possível tomar algumas medidas simples, mas que podem fazer toda diferença:

  • Eliminando fatores desencadeantes

O primeiro passo é identificar e evitar os fatores capazes de desencadear a dor de cabeça, que costumam variar de uma pessoa para outra. Geralmente a identificação costuma ser bastante simples de ser feita.

  • Cuidados alimentares

Além de evitar os alimentos capazes de desencadear enxaqueca, também vale a pena apostar no consumo de alimentos que previnem a dor de cabeça, como é o caso da abóbora, acelga, água, ameixas, batata-doce, brócolis, cenouras, cereais integrais, cerejas, espinafres, gengibre, peixe, pera, peru e repolho.

  • Consulta médica

A enxaqueca pode demorar em desaparecer, e por isso uma consulta médica, a fim de que sejam receitados remédios capazes de abortar a crise, é bastante indicada. É importante lembrar que tomar remédios por conta própria é uma atitude perigosa, e a enxaqueca pode cursar com sintomas muito parecidos com outras comorbidades, mais graves.

Uma consulta médica é sempre recomendada. (Foto: divulgação)

A dor de cabeça durante a menopausa é um problema que afeta muitas mulheres. Para se prevenir, vale a pena conhecer mais a respeito do assunto e tomar as medidas necessárias, lembrando de que uma consulta médica é sempre recomendada.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.