Doenças Transmitidas por ratos

PUBLICIDADE

Sabe-se que os ratos são animais que podem manifestar diversas doenças à saúde dos seres humanos. Mesmo nos dias atuais, ainda existem algumas enfermidades transmitidas por esses roedores que são desconhecidas e acabam passando despercebidas pela sociedade. Assim, é muito importante conhecer mais sobre as doenças transmitidas por ratos e ficar atento às manifestações.

Saiba quais são as doenças transmitidas pelo ar.

A enchente é um fator que colabora com a transmissão da leptospirose. (Foto: divulgação)

Saiba quais são as doenças transmitidas por ratos

São diversas as doenças que podem ser transmitidas pelos ratos e que, quando não devidamente diagnosticadas e tratadas, podem ser fatais. Assim, separamos algumas informações sobre as enfermidades ocasionadas pelos roedores.

PUBLICIDADE
  • Leptospirose – é uma doença ocasionada por bactérias que costumam habitar os rins dos ratos assim, a transmissão do problema ocorre  através da urina dos ratos. Quando ocorrem enchentes, a urina do roedor pode misturar com a água e afetar os indivíduos através da penetração desses organismos nas mucosas e na pele desses, em especial, se houver algum ferimento;
  • Peste bubônica, a peste negra – essa é considerada uma das doenças mais antigas já encontradas e é ocasionada pela Yersia Pestis. Esse organismo costuma estar presente na pulga do rato e seu contágio é feito através de picadas de pulgas contaminadas que, por algum motivo, abandonam o corpo do roedor;
  • Tifo murinho – é uma doença causada também pela pulga do rato e sua transmissão ocorre através das fezes. Ao realizar a picada do ser humano, a pulga elimina as fezes, com o ato de coçar, essas conseguem penetrar a pele do indivíduo, manifestando a enfermidade;
  • Hantavirose – é uma doença transmitida por ratos que habitam áreas rurais. A transmissão acontece através da inspiração de partículas locais, contaminadas com urina, fezes e saliva do rato.
    Diante de qualquer contato de risco, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Saiba como evitar o contágio das doenças

A adoção de algumas atitudes pode contribuir com a prevenção da contaminação das doenças transmitidas por ratos. Conheça abaixo quais são elas.

  • Leptospirose – é imprescindível evitar o contato com água contaminada, em especial de enchentes. No entanto, se o contato for inevitável, é muito importante que o indivíduo tome um banho logo após, além de desinfetar o local afetado;
  • Peste bubônica – para evitar a transmissão, é ideal erradicar os roedores dos locais onde há habitações;
  • Tifo murinho – a melhor forma é evitar o contato com ratos e combatê-los;
  • Hantavirose – para evitar e doença, é muito importante abrir a residência para que o ar circule. Além disso, manter o ambiente limpo é imprescindível.
    Os ratos podem transmitir doenças aos seres humanos. (Foto: divulgação)

São diversas as doenças transmitidas por ratos. Após conhecer alguns exemplos delas e caso tenha apresentado alguma atitude de risco, é ideal buscar a ajuda de um especialista para evitar futuras e graves consequências a sua saúde a de seus familiares.

Conheça as doenças causadas pela água contaminada.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.