Menu

Saúde

Atualizado em 12 de janeiro de 2013, às 8:29 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Doenças Transmitidas por ratos

Sabe-se que os ratos são responsáveis pela transmissão de diversas enfermidades. Saiba quais são as doenças transmitidas por ratos.

Sabe-se que os ratos são animais que podem manifestar diversas doenças à saúde dos seres humanos. Mesmo nos dias atuais, ainda existem algumas enfermidades transmitidas por esses roedores que são desconhecidas e acabam passando despercebidas pela sociedade. Assim, é muito importante conhecer mais sobre as doenças transmitidas por ratos e ficar atento às manifestações.

Saiba quais são as doenças transmitidas pelo ar.

564388 A enchente é um fator que colabora com a transmissão da leptospirose. Foto divulgação Doenças Transmitidas por ratos A enchente é um fator que colabora com a transmissão da leptospirose. (Foto: divulgação)

Saiba quais são as doenças transmitidas por ratos

São diversas as doenças que podem ser transmitidas pelos ratos e que, quando não devidamente diagnosticadas e tratadas, podem ser fatais. Assim, separamos algumas informações sobre as enfermidades ocasionadas pelos roedores.

  • Leptospirose – é uma doença ocasionada por bactérias que costumam habitar os rins dos ratos assim, a transmissão do problema ocorre  através da urina dos ratos. Quando ocorrem enchentes, a urina do roedor pode misturar com a água e afetar os indivíduos através da penetração desses organismos nas mucosas e na pele desses, em especial, se houver algum ferimento;
  • Peste bubônica, a peste negra – essa é considerada uma das doenças mais antigas já encontradas e é ocasionada pela Yersia Pestis. Esse organismo costuma estar presente na pulga do rato e seu contágio é feito através de picadas de pulgas contaminadas que, por algum motivo, abandonam o corpo do roedor;
  • Tifo murinho – é uma doença causada também pela pulga do rato e sua transmissão ocorre através das fezes. Ao realizar a picada do ser humano, a pulga elimina as fezes, com o ato de coçar, essas conseguem penetrar a pele do indivíduo, manifestando a enfermidade;
  • Hantavirose – é uma doença transmitida por ratos que habitam áreas rurais. A transmissão acontece através da inspiração de partículas locais, contaminadas com urina, fezes e saliva do rato.

    564388 Diante de qualquer contato de risco é ideal buscar a orientação de um especialista. Foto divulgação Doenças Transmitidas por ratos Diante de qualquer contato de risco, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Saiba como evitar o contágio das doenças

A adoção de algumas atitudes pode contribuir com a prevenção da contaminação das doenças transmitidas por ratos. Conheça abaixo quais são elas.

  • Leptospirose – é imprescindível evitar o contato com água contaminada, em especial de enchentes. No entanto, se o contato for inevitável, é muito importante que o indivíduo tome um banho logo após, além de desinfetar o local afetado;
  • Peste bubônica – para evitar a transmissão, é ideal erradicar os roedores dos locais onde há habitações;
  • Tifo murinho – a melhor forma é evitar o contato com ratos e combatê-los;
  • Hantavirose – para evitar e doença, é muito importante abrir a residência para que o ar circule. Além disso, manter o ambiente limpo é imprescindível.

    564388 Os ratos podem transmitir doenças aos seres humanos. Foto divulgação Doenças Transmitidas por ratos Os ratos podem transmitir doenças aos seres humanos. (Foto: divulgação)

São diversas as doenças transmitidas por ratos. Após conhecer alguns exemplos delas e caso tenha apresentado alguma atitude de risco, é ideal buscar a ajuda de um especialista para evitar futuras e graves consequências a sua saúde a de seus familiares.

Conheça as doenças causadas pela água contaminada.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.