Menu

Notícias

Atualizado em 21 de março de 2012, às 16:56 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Doenças transmitidas através da piscina

A falta de cuidado com as águas da piscina podem levar ao aparecimento de doenças. Conheça um pouco mai sobre essas patologias tão comuns.

Durante o verão, o perigo não está apenas no contato com a areia do mar ou com a ingestão de alimentos mal conservados. Na verdade, o perigo também existe nas águas dos mares e das piscinas. Muitas pessoas ignoram os perigos que as águas mal tratadas podem trazer. Pois os microrganismos responsáveis em causar doenças, não podem ser vistos a olho nu. Um grande equívoco! Apesar de não serem visualizados, o perigo é real. Sabendo disso, conheça um pouco mais sobre as doenças que podem ser transmitidas pela piscina.

413332 ouvido e piscina Doenças transmitidas através da piscinaAlguns cuidados com as piscinas são fundamentais para evitar problemas de saúde

As piscinas são grandes reservatórios de microrganismos

Um dos locais preferidos pelos parasitas e germes, são as águas das piscinas, em especial as malcuidadas. É preciso se preocupar com as piscinas, principalmente aquelas destinadas a diversas atividades como natação ou outros esportes aquáticos. Vale lembrar que nem sempre uma piscina com água transparente apresenta uma higiene adequada, ou mesmo encontra-se livre de parasitas causadores de doenças.

Doenças transmitidas pelas águas das piscinas

São diversas as doenças que podem ser transmitidas através da água de piscinas em condições inadequadas. Segundo especialistas no assunto, as patologias variam desde uma infecção de pele, até mesmo doenças intestinais. Separamos abaixo as principais delas:

  • Conjuntivite;
  • Infecção intestinal;
  • Pé de atleta;
  • Micoses de unha ou da pele;
  • Foliculite (infecção do pelo);
  • Verrugas;
  • Impetigo;
  • Verminoses;
  • Molusco contagioso.
413332 banho mulher chuveiro mat Doenças transmitidas através da piscinaUm banho adequado e uma secagem correta depois da piscina, fazem bem à saúde

Como evitar?

A principal maneira de evitar a transmissão de doenças é o tratamento adequado da água. Por isso é preciso manter uma higiene que corresponde a limpeza e remoção de materiais orgânicos. Além disso, é preciso fazer uso de composto clorado, uma substância que colabora na manutenção da higiene da piscina.

As piscinas aquecidas devem ter uma atenção redobrada, além dos mesmos cuidados destinados à piscinas comuns, pois a temperatura elevada colabora com a proliferação de microrganismos causadores de doenças.

413332 1123 Doenças transmitidas através da piscinaO uso de compostos clorados ajudam a higienizar a piscina

Um local com água contaminada e que não é tratada de forma adequada pode se tornar num grande vilão durante o verão e muitas das doenças podem ser evitadas quando o assunto é levado a sério e as medidas necessárias são tomadas, dentre as quais podemos citar a limpeza do local, assim como a utilização de compostos clorados. Além disso, higiene pessoal é essencial para garantir a saúde e prevenir a transmissão de doenças. É recomendado, após utilizar as piscinas, realizar um banho adequado, assim como uma secagem correta, em especial de partes como virilha e entre os dedos. Cuidados como esses podem ajudar você a se livrar das possíveis doenças transmitidas pelas águas da piscina.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.