Doenças que podem ser transmitidas por maquiagem

PUBLICIDADE

A maquiagem é um artigo indispensável pela maioria das mulheres, que buscam dar uma variada no visual e melhorar a aparência para ocasiões especiais. Seja por curiosidade em experimentar um make diferente ou até mesmo por esquecimento, o costume de compartilhar sombras, batons e outros cosméticos é bastante comum. Saiba quando é seguro utilizar um produto emprestado e conheça as doenças que podem ser transmitidas por maquiagem.

Compartilhar maquiagem não é um hábito saudável. (Foto: divulgação)

Doenças transmitidas por maquiagem

É comprovado que o uso compartilhado de maquiagem pode acabar causando doenças dos mais varados tipos. Os produtos para os olhos, como delineador e rímel, podem transmitir vírus e bactérias causadores de problemas localizados, como a conjuntivite. Em contrapartida, os cosméticos para os lábios, como batons e gloss, são capazes de provocar doenças labiais, respiratórias e gastrintestinais, como a herpes, clamídia, resfriado, gripe, diarreia, citomegalovirose e mononucleose.

Também é preciso ficar atenta com os acessórios utilizados para se maquiar, como é o caso dos pincéis. Esses utensílios também são capazes de servir como meio de cultura para agentes patogênicos e podem transmitir doenças.

PUBLICIDADE

Quando se preocupar

Apesar de existir o risco de contaminação através da maquiagem, é preciso ressaltar que, na maioria dos casos, ele é baixo. Com exceção das ocasiões em que é possível perceber um problema de saúde na colega, como feridas nos lábios, irritação dos olhos ou nariz escorrendo, a chance de acabar contraindo algum problema é bastante pequena.

Isso acontece, principalmente, porque os cosméticos de qualidade são feitos com vários tipos de conservantes, que previnem a proliferação de microrganismos no produto e evitam a contaminação da própria dona do cosmético.

A conjuntivite é uma das doenças mais facilmente transmitidas. (Foto: divulgação)

A ressalva fica por conta dos makes para teste, disponíveis em lojas e farmácias. Como não é possível saber as condições de quem experimentou o produto e muito menos se há cuidados de higienização dos cosméticos e pincéis, a melhor dica continua sendo experimentar a maquiagem no dorso da mão.

Dicas para se maquiar com segurança

É muitíssimo recomendado que todos os apetrechos para maquiagem sejam utilizados individualmente. Como nem sempre é possível resistir à tentação de experimentar um make novo de alguma amiga ou a vontade de se transformar em cinderela pelas mãos de maquiadores profissionais, a dica é seguir algumas recomendações que ajudam prevenir contaminações:

  • Não utilize produtos com prazo de validade vencido;
  • Depois de emprestar o batom ou gloss para alguma amiga, remova a camada mais superficial do produto com o auxílio de um papel higiênico ou lenço de papel;
  • Lave bem todos os pincéis emprestados antes de utilizar no make up e deixe secar naturalmente;
  • Mantenha a maquiagem em local seco e ventilado e siga as dicas para conservar cosméticos.
O herpes labial é um dos problemas que pode ser transmitido pelo batom. (Foto: divulgação)

Estar bem maquiada e se sentir confiante é algo que a maioria das mulheres procura. Entretanto, utilizar produtos emprestados pode acabar colocando a saúde em risco. Vale a pena conhecer mais sobre o assunto e seguir as dicas para evitar doenças.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.