Bem Estar

Doenças que dão direito à aposentadoria

Portadores de algumas Doenças que dão direito à aposentadoria possuem o direito de requerer o benefício da aposentadoria por invalidez. Entretanto, a falta de informação sobre as leis previdenciárias é hoje um dos maiores problemas que o trabalhador tem de enfrentar, de forma que, sem o domínio do assunto, acaba ficando impossibilitado de ter acesso ao benefício por incapacidade. O mesmo problema acontece com seus herdeiros legais, que muitas vezes nem sabem da existência de seus direitos perante o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A falta de informação é um grande problema.

Doenças que dão direito à aposentadoria

Benefício por incapacidade

Esse tipo de benefício é aquele em que o INSS paga um valor mensal às pessoas que estão incapacitadas de trabalhar devido a doenças mentais ou físicas. Compreende a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença e o auxílio-acidente.

Aposentadoria por invalidez

Nesse caso específico, o benefício é oferecido aos trabalhadores que, por motivos de doença ou acidente, acabaram sendo considerados, pela perícia médica da Previdência Social, como incapacitados de exercer suas atividades bem como qualquer outro tipo de serviço capaz de lhes garantir sustento. Vale lembrar que as pessoas que se filiarem à previdência já portando a doença ou lesão que garanta o benefício, não têm direito à aposentadoria por invalidez, salvo os casos em que é possível comprovar que a incapacidade é resultado do agravamento da enfermidade.

Para ter direito ao benefício o trabalhador deve ter contribuído para a Previdência por, no mínimo, 12 meses, nos casos de doença. Em situações de acidente de qualquer espécie, ou doenças graves previstas em lei, que resultem em invalidez, não existem um prazo de carência exigido, sendo indispensável apenas que a pessoa tenha sido inscrita na Previdência Social, a fim de manter sua qualidade de segurado.

Doenças graves, contagiosas ou incuráveis podem garantir o benefício.

O trabalhador que está requerendo esse serviço deve passar por perícia médica a cada dois anos, sob o risco do benefício ser suspenso caso descumpra essa exigência. Entre os documentos exigidos estão carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e previdência social, número do contribuindo individual/empregado/doméstico e atestado médico.

Doenças que dão direito ao benefício

Determinadas doenças previstas em lei como sendo graves, contagiosas ou incuráveis, possibilitam a garantia de aposentadoria ou auxílio doença, independente do tempo de carência, conforme o artigo 151 da lei 8.213, sendo:

  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Nefropatia grave;
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida-Aids;
  • Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.
Esclareça sempre suas dúvidas sobre seus direitos.

Previdência Social – Aposentadoria por Invalidez

O importante é não deixar de se informar sobre o assunto, para recorrer aos benefícios assegurados por lei, quando necessário. Caso você tenha alguma doença que afete sua saúde é de extrema importância que procure um médico e, caso seja avaliado com alguma doença, peça procure seus direitos pois o trabalho poderá afetar ainda mais o seu quadro clínico.

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

46 respostas para “Doenças que dão direito à aposentadoria”

  1. vasti disse:

    gostaria de saber se quando um trabalhador coloca marcapasso tem direito a aposentadoria.

  2. Karla disse:

    Boa Tarde Maria tudo bom, nesse caso você tem alguma doença que afete sua saúde é de extrema importância que procure um médico e, caso seja avaliado com alguma doença,que lhe empeça de trabalhar, procure seus direitos pois o trabalho poderá afetar ainda mais o seu quadro clínico. No caso de Aposentadoria só com perícia médica da Previdência Social.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  3. Karla disse:

    Boa Tarde Ilza tudo bom, nesse caso você tem alguma doença que afete sua saúde é de extrema importância que procure um médico e, caso seja avaliado com alguma doença,que lhe empeça de trabalhar, procure seus direitos pois o trabalho poderá afetar ainda mais o seu quadro clínico. No caso de Aposentadoria só com perícia médica da Previdência Social.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  4. ilza maria silveira disse:

    Boa tarde
    Sou portadoras de dois (02) aneurisma da aorta abdominal, um deles estão aguardando vaga no \sus para fazer a cirurgia pois já esta com tamanho indicado para tal o outro esta com 3 cm portanto continuarei tendo acompanhamento ambulatorial.
    A minha pergunta é tenho direito a isenção do imposto de renda pessoa física
    aguardando resposta agradeço.

  5. maria cristina disse:

    eu tenho uma doença cronica.Arterite de Tokaiassu , eu tenho direitp de aposentadoria

  6. vera lucia colasso disse:

    gostaria de saber se minha neta que tem 3 anos e tem ossos de vidro recebe alguma ajuda do governo

  7. Izabel disse:

    A fibromialgia ( doença que atrofia os musculos), eu consigo me aposentar para poder faser o tratamento?

  8. ana paula de oliveira disse:

    tenho uma artrose da bacia com a perna do lado direito trab de op telemarketing e nao to aguentando de dores tenho direito a me apsentar???

  9. Sirlene disse:

    Caro amigo, gostaria muito de saber se uma pessoa que tem a doença de lupos pode pedir aposentadoria por esta doença.

    Atensiosamente

  10. Manuela Noberto Sales disse:

    tenho uma filha q esta com depressao ela esta fazendo tratamento no caps sera q eu posso aposentar ela.

  11. manuela noberto sales disse:

    eu mim chamo manuela, e tenho dermatite de contato nas maos,so trabalho em casa de familia e nao estou mais trabalhando pq nao posso pegar em nenhum produto de limpeza,nem legumes em quase nada e nao sei fazer outra coisa sera que eu posso mim aposentar.

  12. vania disse:

    meu irmão esta sofrendo muito com uma doença que deixa ele muito deblitado!!! nos pico da doença tem que ser externado e sofre varis serurgia ele tem doença de chow teria alguma maneira de aposentar ele pois agora ele pode esta bem e logo depois perando o intestino

  13. waldiney disse:

    Boa noite, sou diabetico a 2 anos e preciso de acompanhamento medico e medicamentos como glifage e uso de insulina, essa doença tem direito a aposentaria ou limita a empresa a me dispensar?

  14. katia disse:

    tenho a doença( b 24) destde 2007 tenho dores nos osos a ponto de nao consequir segurar um copo e nao consigo me aponsentar por quer

  15. LUCIA HELENA disse:

    Deficiente auditivo tem direito a aposentadoria por invalidez?
    Att
    Lucia

  16. celso queiroz de macedo filho disse:

    problema no figado tem direito a encosto ou aposento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *