Doenças Genéticas, Quais São, Tratamentos

PUBLICIDADE

Muitas são as doenças que fazem parte da vida humana, algumas são piores que outras são adquiridas, entretanto existem doenças genéticas aquelas que já estão com a pessoa, estão embutidas no DNA. Primeiro devemos saber o que é doença genética, para depois nós falarmos quais são as mais comuns e os possíveis tratamentos.

Doença genética é toda e qualquer alteração que venha afetar o material genético, que é o DNA. Deste modo, seja qual for doença não infecciosa, e que também não seja contagiosa que afete o material genético, seja em que grau for será uma doença genética. Como exemplos podem citar algumas doenças bastante comuns do nosso dia-a-dia como diabetes, hipertensão, obesidade, alguns cânceres, etc.

Além destas existem inúmeras doenças genéticas e que tem muita interferência na vida do seu humano portador. As doenças genéticas são dividas em três grandes grupos, os quais são os seguintes: alterações monogênicas, cromossômicas ou multifatoriais. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles para que assim você consiga compreender melhor sobre esta doença.

PUBLICIDADE

Quando falamos em alterações monogênicas, significa que ocorreu uma mutação em apenas um gene daquele DNA, o que pode ser uma ausência ou alteração de alguma proteína. A alteração cromossômica não ocorre alteração em apenas um gene e sim em todo o cromossomo, como exemplos têm a apresentação de três cópias do cromossoma 21 o que da origem a síndrome de Down e as multifatoriais o próprio nome já estar dizendo, existem varias alterações em diferentes genes, ou seja, não é somente um fator ou uma alteração e sim várias.

Como não temos espaço para descrever doença por doença, resolvemos trazer uma doença de cada grupo e seu tratamento, as doenças mais conhecidas. E assim falar de possíveis tratamentos contra as doenças genéticas e como  lidar com a missão de tratar com elas todos os dias, principalmente quando atinge alguém tao próximo a você como é o caso de um filho ou filha. O que se sabe é que com um pouco de amor e cuidado e ajudada avançada medicina é possível sim se superar todos estes problemas.

No grupo das alterações monogênicas, temos como exemplo de doenças que fazem parte, a anemia falciforme, distrofia miotônica e muscular de Duchene, fenilcetonúria, fibrose cística, entre outras, desse grupo a anemia falciforme é quando as hemácias ficam em forma de foice, e seu tratamento é para aliviar as dores e sintomas assim como controlar as complicações que possa vir a surgir, mas não tem totalmente a cura. A síndrome de Down não tem cura, somente tem tratamento para reabilitação, para que o portador possa conviver normalmente.

E nas multifatoriais vamos falar da doença de Alzheimer, a qual o tratamento é baseado em três objetivos retardar a evolução, tratar os sintomas e as alterações de comportamento. Para entender melhor estas doenças genéticas acesse o site http://www.ghente.org/ciencia/genetica/doencas.htm.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.