Menu

Saúde

Atualizado em 27 de janeiro de 2012, às 18:15 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Doenças genéticas mais comuns – quais são

Existem diversos problemas de saúde relacionados ao nosso DNA. Conheça as doenças genéticas mais comuns em nosso meio.
381851 49dossier97 Doenças genéticas mais comuns   quais sãoA genética determina nossas características físicas e também algumas doenças

O nosso corpo é formado por células. Dentro delas existem as informações genéticas, presentes no DNA, que dão origem as características de cada pessoa. Por exemplo, é dentro das células que temos a informação da cor dos olhos que a pessoa tem, a cor e o tipo dos cabelos e todas as outras aparências. Essas informações são formadas na junção entre as células da mãe e do pai. Da mesma forma que essas informações contidas dentro das células levam ao aparecimento das características físicas, elas também são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças.

As patologias hereditárias são um conjunto de doenças genéticas transmitidas de geração para geração, isto é, de pais para filhos e podem aparecer em qualquer momento de suas vidas. As principais doenças passadas de pais para filhos são diabetes, hemofilia, hipertensão, obesidade e as alergias. Cada um desses problemas de saúde possui um tratamento específico, mas todos os portadores levam uma vida normal.

É importante diferenciar essas doenças daquelas genéticas causadas por mutações no DNA. Essas últimas são manifestadas desde o início da vida, com características próprias, como a Síndrome de Down.

381851 flor Doenças genéticas mais comuns   quais sãoA Síndrome genética mais comum é a de Down

Quais as doenças genéticas mais comuns

As doenças genéticas devido a mutações do DNA são normalmente denominadas síndromes, pois possuem vários sinais e sintomas associados. As mais comuns são:

  1. Síndrome de Down;
  2. Síndrome de Edwards;
  3. Síndrome do Miado do Gato (Le Cri Du Chat);
  4. Síndrome de Turner.

Tratamento

Não existe tratamento para doenças de caráter genético, pois, não há, ainda, como mudar o DNA de forma a resolver o problema. O que é feito quando uma pessoa possui problema genético é o acompanhamento com um geneticista. Além disso, vários medicamentos podem ser utilizados dependendo do sinal ou sintomas que o paciente possui. Ou seja, o tratamento é individualizado, porém não há cura.

381851 tessa 1 6 n Doenças genéticas mais comuns   quais sãoTessa, 6 anos de idade. Possui a Síndrome do Miado do Gato

Diagnóstico de doenças genéticas

Existem vários exames para  identificar as doenças genéticas. Todos os métodos possuem vantagens e desvantagens, sendo que cabe ao médico escolher a melhor técnica para cada caso. Não existe uma padronização ou preferência geral por um método, mas os laboratórios devem conhecer as limitações e sensibilidades dos métodos que realizam.

As doenças genéticas requerem cuidados especiais para toda a vida. É importante ter em mente que todas as pessoas portadoras de síndromes precisam de carinho e atenção mais intensos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.