Menu

Notícias

Atualizado em 28 de fevereiro de 2012, às 20:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Doença púrpura: o que é?

Saiba um pouco mais a respeito da doença púrpura ou conhecida pelo meio médico como púrpura trombocitopênica idiopática.

A doença púrpura ou, como conhecida pelo meio médico, púrpura trombocitopênica idiopática (causa desconhecida), nada mais é que uma patologia que afeta o sangue. Esta é uma doença que tem como fator principal, a diminuição do número de plaquetas no sangue.

Causas

Até o momento, não existe um fator definido que colabora com o aparecimento da doença. Sabe-se que a maioria dos casos tem relação ao aparecimento de anticorpos contra as plaquetas, o que resulta na diminuição do seu número na corrente sanguínea.

401412 celas san Doença púrpura: o que é?A doença púrpura é uma patologia que afeta as células sanguíneas

Quadro clínico

De maneira geral, os sinais e sintomas apresentados pela doença, são:

  • Sangramentos na pele, manifestado pela presença de manchas arroxeadas de diversos tamanhos, que surgem sem causa aparente;
  • Sangramentos mucosos, manifestados pela presença de gengivorragia, sangue na urina, catarro com sangue, secreção nasal com sangue e sangramento do trato gastorintestinal;
  • Fortes dores nas pernas;
  • Aumento de peso;
  • Inchaço generalizado ( por todo o corpo);
  • Aumento do baço.

Embora muitos casos sejam assintomáticos, a baixa contagem de plaquetas pode causar o surgimento dos sangramentos, o qual é o sinal mais característico da doença púrpura.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na história clínica, no exame físico e em alguns exames complementares. Por isso, apensa um médico especialista poderá realizar o diagnóstico com precisão.

Caso o indivíduo apresente alguns dos sintomas descritos, o médico optará em realizar alguns exames de sangue, entre eles, podemos citar o hemograma. Este tem como função analisar todas as células do sangue, inclusive as plaquetas. Se o indivíduo em questão for portador da doença púrpura, o número das plaquetas estará diminuído, ajudando no diagnóstico da doença.

401412 2 Doença púrpura: o que é?Manchas arroxeadas de diversos tamanhos são frequentes

Outros exames que também poderão ser solicitados pelo médico, são:

Esses três exames são essenciais para a comprovação diagnóstica, por colaborarem na exclusão de outras possíveis patologias que poderão apresentar os mesmos sinais e sintomas.

Tratamento

Em alguns casos raros, é possível identificar a causa da manifestação. Quando isso é possível, o tratamento é baseado na eliminação do fator causador. Porém, caso não seja possível essa descoberta, o tratamento se baseará em:

  • Uso de corticoides sistêmicos – colaboram no controle da reação auto imune;
  • Imunoglobulina – caso o uso de corticoides não tenha trazido resultado adequado;
  • Remoção do baço – em casos extremos.
401412 dn Doença púrpura: o que é?A consulta médica é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequado

Independente da escolha do tratamento, o indivíduo acometido deverá ter um acompanhamento clínico rotineiro, o que será extremamente válido para o controle da doença.

A doença púrpura é muito rara, porém apresenta um quadro clínico muito grave. Por isso, o quanto antes diagnosticada, mais fácil será seu controle e tratamento. Assim, fique atento as transformações de seu corpo e, diante de qualquer alteração suspeita, procure um médico imdiatamente.