Menu

Tecnologia

Atualizado em 15 de agosto de 2012, às 7:01 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Documentos protegidos por senhas: como criar

Aprenda a proteger os arquivos de seu computador dos acessos não-autorizados, utilizando programas gratuitos que podem ser baixados na internet.

Ao criar um documento no computador, muitas pessoas querem mantê-lo em privacidade, longe dos curiosos de plantão, que adoram fuçar nas coisas alheias e saber de tudo o que se passa com os outros. Para esses casos, existe a possibilidade de criar documentos protegidos por senhas.

501505 documentos protegidos por senha como criar Documentos protegidos por senhas: como criarUma das maneiras de proteger os seus documentos do acesso de terceiros é usando programas que criam pastas protegidas por senhas. (Foto: Divulgação)

Com os sistemas operacionais mais populares, que estão presentes na maioria dos computadores e notebooks, como no Windows e suas várias versões, por exemplo, não é possível criar senhas para arquivos e pastas, mas com o uso de alguns programas, você pode manter os seus documentos protegidos do acesso de terceiros.

Prefere ocultar os arquivos? Esconda as pastas do seu computador com o My Lockbox

Na maioria dos casos, esses programas são gratuitos e de fácil utilização, permitindo aos usuários criar documentos protegidos por senhas, que só terão o acesso liberado caso seja digitada a senha correta, criada por você. Dessa forma, você evita que outros usuários da mesma máquina possam abrir os seus arquivos pessoais, que também ficam protegidos de invasões através da internet.

Leia também: Salvar arquivos na nuvem: cuidados

- Microsoft Private Folder

501505 documentos protegidos por senha como criar 1 Documentos protegidos por senhas: como criarCom o Private Folder, da Microsoft, você protege qualquer tipo de documento em sua máquina. (Foto: Divulgação)

Depois de baixar o programa e instalá-lo em sua máquina, você deve digitar uma senha que será usada para acessar os documentos. Em seguida, será criada uma pasta exclusiva na sua área de trabalho, onde os documentos protegidos deverão ser salvos.

Para os documentos já existentes no PC, basta copiá-los para a pasta. No caso daqueles que estão sendo criados no momento, você deve salvá-los na pasta do Microsoft Private Folder. Na hora de acessá-los, o sistema irá solicitar a senha para que você possa abrir os arquivos.

- EncryptOnClick

501505 documentos protegidos por senha como criar 2 Documentos protegidos por senhas: como criarCom esse programa, você encripta os seus documentos, mantendo-os bastante protegidos dos acessos não-autorizados. (Foto: Divulgação)

Se você quer uma proteção ainda maior para os seus documentos, a alternativa pode ser usar o método de encriptação. Com o programa EncryptOnClick, que possui encriptação de 256 bits, só consegue abrir a pasta onde está o documento a pessoa que possuir a senha e tiver o mesmo aplicativo instalado em seu computador.

Basta instalar o programa em sua máquina, criar o documento normalmente, abrir o EncryptOnClic e escolher se quer criar senha apenas para o arquivo ou para a pasta em que o documento está salvo. Automaticamente, os documentos encriptados mudam para a extensão EOC e só podem ser abertos mediante a senha e o uso do próprio programa.

- SafeHouse Explorer USB Disk Encryption

501505 documentos protegidos por senha como criar 3 Documentos protegidos por senhas: como criarOs documentos carregados em pendrives e cartões de memória, entre outros dispositivos móveis, também podem ser protegidos por senhas. (Foto: Divulgação)

Para quem tem o costume de carregar muitos documentos em pendrives, cartões de memória e outros dispositivos móveis, a solução para deixá-los protegidos pode estar nesse programa. Com ele, você cria uma pasta protegida no pendrive, salva seus documentos lá e só poderá abrí-los quem possuir a senha e tiver o mesmo programa instalado em sua máquina. A dica é levar uma versão do programa no dispositivo móvel, para abrir os documentos em outros computadores.