Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Doação de Animais Silvestres

5 5 Votos 3 - Votar

Antes de emitir qualquer informação sobre o assunto, é bom saber que manter animais silvestres em cativeiro é crime, com previsão de cumprimento de pena. O Ibama fiscaliza forte esta situação por ter havido um tempo em que a comercialização de animais silvestres, principalmente pássaros, já virou uma mania no Brasil. Para você que tem interesse em Doação de Animais Silvestres, veja como deve ser feito de forma legal essa adoção.

140548 adoção de animal silvestre 600x600 Doação de Animais Silvestres

Doação de Animais Silvestres

O Ibama alerta que são desastrosos prender animais silvestres porque quando soltos, eles não conseguem mais viver sozinhos e acabam morrendo, gerando assim um prejuízo para o meio ambiente. Para evitar esta situação foi que o Ibama criou o projeto de doação de Animais Silvestres. O projeto visa dar mais segurança aos animais com proteção e adequação de ambiente para que, os animais, possam viver de forma mais saudável e com mais qualidade de vida.

Os animais silvestres que estão sem conseguir sobreviver na natureza vão para um centro de recuperação, onde aprendem a se readaptar no meio ambiente e integrar o ciclo da natureza. E quando são recuperados, eles voltam à natureza, principalmente as aves, que não oferecem riscos a ninguém.

140548 animal silvestre cobra doméstica 600x600 Doação de Animais Silvestres

Fazendas que trabalham com ecoturismo têm sido parceiras do Ibama neste projeto que tem ajudado os animais a voltar para o seu habitat natural. Há um certo problema com animais mais pesados como a onça porque quando pequenas, e presas, não aprendem a caçar e o resultado é que voltam para o meio ambiente sem saber cumprir seu papel no ciclo.

Pela lei atual, quem mantiver em cativeiro um animal silvestre sem autorização do Ibama pode ser condenado a até um ano de prisão. Por isso é bom evitar a prática e seguir o que reza a cartilha da lei.

Sem contar que, agindo corretamente, você vai evitar sérios danos à natureza com uma quebra de ciclos que são vitais para o meio ambiente e até mesmo para a qualidade de vida do homem. Faça este trabalho de parceria com o meio ambiente e ajuda a preservar a vida.

Para você que deseja adotar um animal silvestre, deve ser feito o pedido junto ao Ibama, onde a entidade fará um cadastro de avaliação com a pessoa, ambiente de acomodação, cuidados com a alimentação, tamanho do local e disponibilidade do tutor.

140548 animal silvestre macaco doméstico 600x600 Doação de Animais Silvestres

Como adotar um animal Silvestre

Vale lembrar que a comercialização de animais silvestres é proibida e pode levar à cadeia. Antes de levantar a possibilidade de adoção de um animal silvestre, pesquise como deve ser feita a acomodação, alimentação e quais serão os cuidados que você deverá ter com o animal. Entre em contato com o Ibama e dê início ao convívio com um animal silvestre. Boa sorte!

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL