Search

Dívida com faculdade: como negociar

Deixou várias mensalidades se acumularem? Mantenha a calma e nem pense em trancar a matrícula, pois a negociação da dívida pode ser mais fácil do que você imagina.
Google plus

Entre a aprovação no vestibular e a formatura na faculdade, vários obstáculos devem ser vencidos por quem almeja melhores condições de vida. Um dos principais, que mais deixa os universitários preocupados, é o lado financeiro.

Começar a se planejar antes de procurar a faculdade é uma das melhores formas de iniciar a negociação de dívidas (Foto: Divulgação)

Depois que você faz a matrícula, já começam os gastos, passando pelos materiais, transporte e alimentação, entre outros, além das mensalidades, que costumam ter o maior peso no bolso dos universitários, levando-os, muitas vezes, à inadimplência, que pode acabar atrapalhando o sonho de se formar.

Vários motivos podem levar ao atraso no pagamento das mensalidades, como o desemprego do próprio aluno ou dos familiares e a queda no rendimento financeiro da família, fazendo com que seja necessário priorizar outras coisas.

Em um primeiro momento, a faculdade não pode tomar providências contra o aluno inadimplente, mas, ao final do semestre letivo, ela pode impedir que ele faça a rematrícula, até que acerte a sua situação financeira com a instituição. É nessas horas que muitos abandonam a faculdade, mas antes de tomar essa atitude, existem outros caminhos a seguir, para negociar a sua dívida.

Existem boas formas de negociação, que agradam às duas partes, evitando que o aluno abandone a faculdade (Foto: Divulgação)

Planeje antes de procurar a faculdade

Antes de procurar a faculdade para negociar a dívida, avalie as suas condições financeiras e vá com uma proposta pronta, que caiba no seu bolso. Assumir valores que você não terá condição de pagar só vai piorar a sua situação. Lembre-se que você também terá que pagar as mensalidades vigentes, além daquelas em atraso.

Procurando financiamento para terminar os estudos? Crédito Pra Valer Universitário: Simulador

Negocie os juros com a instituição

Ao procurar a faculdade, ouça primeiro as condições que ela tem a lhe oferecer e em seguida faça a contraproposta. Seja sempre educado na hora de negociar e tente chegar a um acordo que satisfaça às duas partes.

Com relação aos juros, se você tiver dinheiro para quitar a dívida à vista, tente negociar a isenção dos juros ou um bom desconto. Dependendo das condições, um empréstimo bancário, com juros menores, também pode ser interessante.

Se você tiver dinheiro para pagar à vista,tente conseguir um desconto na dívida ou o abatimento dos juros(Foto:Divulgação)

Demonstre a sua vontade em continuar os estudos

Se você demonstrar uma grande vontade em continuar os estudos na instituição,pode ser que os representantes dela se tornem mais flexíveis ao negociar a dívida,pois para eles é interessante que o aluno não abandone as aulas,já que o mercado atual conta com uma oferta bem maior que a demanda,favorecendo os estudantes.

Também pode ser muito útil:Fies 2013:inscrições pelo MEC e CAIXA

Cuidado com o visual

Na hora denegociar a dívida com a faculdade,evite comparecer à instituição levando smartphones de última geração,usando acessórios caros e vestindo roupas caras e de marca.Os negociadores certamente vão prestar atenção a isso e podem pensar que você está com dinheiro sobrando e não paga as mensalidades por causa desses gastos extras.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top