Menu

Economia

Atualizado em 15 de setembro de 2012, às 8:27 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dívida antiga, como renegociar

O consumidor inadimplente pode quitar a sua dívida antiga por um valor mais em conta ao propor uma renegociação com o banco.

As dívidas antigas representam um verdadeiro pesadelo para as pessoas, afinal, elas tornam o nome do devedor sujo e impede uma série de investimentos, como o financiamento de um carro ou imóvel. Para quitar as pendências financeiras que já existem há muito tempo, basta adotar as estratégias de renegociação.

514257 Dívida antiga como renegociar 1 Dívida antiga, como renegociarA renegociação permite pagar mais barato pela dívida. (Foto:Divulgação)

Como renegociar a dívida?

Para conseguir enquadrar a renegociação da dívida no orçamento familiar, é importante avaliar primeiro quais são os débitos e os valores de juros acumulados. Conhecer a vida financeira é o passo inicial para obter o controle das dívidas novamente, sem peso na consciência.

Quem deve para o banco ou outra instituição financeira, normalmente recebe ligações de serviços de cobrança, o que representa uma ótima oportunidade para renegociar a dívida e evitar que o nome apareça na lista negra do SPC/Serasa. O titular da dívida deve atender aos telefonemas, ouvir com atenção as propostas dos credores para que o pagamento seja efetuado. Normalmente a negociação se torna mais interessante quando existem descontos e parcelamento.

O consumidor deve ficar atento para fazer uma contraproposta e não aceitar imediatamente a primeira opção de pagamento do credor. O valor renegociado precisa ser condizente com a realidade financeira, se não de nada vale a conversa com o representante da empresa de cobrança.

Saiba mais: Como negociar dívidas com o banco

Aspectos importantes da renegociação

514257 Dívida antiga como renegociar 2 Dívida antiga, como renegociarAo falar com o credor, não aceite a primeira forma de pagamento e faça uma contraproposta. (Foto:Divulgação)

Em alguns casos, o consumidor consegue reduzir a sua dívida em até 50% e fazer a quitação do valor, parcelado ou à vista. Depois acabar com as pendências financeiras, é importante que o indivíduo mude os seus hábitos de consumo e estabeleça um limite para os seus gastos, caso contrário o endividamento será recorrente em sua vida.

Uma dívida também pode ser renegociada de outras maneiras, como por exemplo, dar o carro como garantia para conseguir um empréstimo bancário. Trocar uma dívida com juros impagáveis por uma mais barata também é possível através do penhor da Caixa Econômica Federal, uma linha de crédito acessível e vantajosa.

Normalmente a dívida bancária leva cinco anos para prescrever, mas o período costuma variar de acordo com o saldo devedor. Após uma dívida caducar, a instituição financeira não tem mais o direito de fazer cobranças, seja por telefone ou correspondência. Entretanto, o débito ainda existe.

514257 Dívida antiga como renegociar Dívida antiga, como renegociarUma dívida bancária leva em média 5 anos para prescrever. (Foto:Divulgação)

Para que a renegociação ocorra com sucesso, é importante que as partes entrem em comum acordo. Se a dívida for cobrada na justiça, o prazo de prescrição é interrompido e só é retomado após a ação judicial. O nome do devedor só é retirado da lista de inadimplentes após cinco anos do início da dívida, sem levar em conta a situação do consumidor com o seu banco.

Veja também: Como Renegociar Dívidas com o Hipercard