Menu

Notícias

Atualizado em 6 de julho de 2012, às 9:30 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Distúrbios mentais mais comuns

A variação de transtornos mentais é grande e as apresentações são muito diversificadas. Conheça quais são os distúrbios mais comuns entre os brasileiros.
480993 A esquizofrenia é um dos tranatornos mentais mais comuns. Distúrbios mentais mais comunsA esquizofrenia é um dos tranatornos mentais mais comuns

Segundo dados mundiais, em torno de 20% da população do mundo poderá desenvolver algum tipo de transtorno mental em algum momento da vida. Em nosso país, isso não seria diferente. Assim, uma grande parte dos brasileiros é portador de distúrbio mental. Conheça quais são os transtornos que mais acometem a população nacional.

Conhecendo os distúrbios mentais mais comuns

O Brasil é um dos países que mais contém indivíduos portadores de transtornos mentais. A variedade em relação a essas doenças é enorme, no entanto, citaremos abaixo as mais comuns entre elas.

  • Depressão

O indivíduo sente uma grande tristeza que se torna persistente e, em geral, é desproporcional ao acontecimento. A incidência dessa doença na população varia entre 6 a 10%. O tratamento dessa enfermidade é baseado no uso de medicamentos, em associação com acompanhamento psicológico.

  • Distúrbio de ansiedade generalizado

Os portadores da doença sentem um grande nervosismo, assim como uma preocupação intensa, duradoura e frequente. A incidência desse transtorno na população é em torno de 3,4%. O tratamento desse distúrbio é baseado no uso de medicamentos.

480993 É grande o número de transtornos mentais existentes. Distúrbios mentais mais comunsÉ grande o número de transtornos mentais existentes
  • Distúrbio do pânico

Diante de um indivíduo portador do distúrbio do pânico, o mesmo apresenta uma ansiedade extrema, em associação com sinais e sintomas físicos que pode ser dores no peito, falta de ar e agitação. A incidência desse transtorno na população varia e está em torno de 3,5%. O tratamento é baseado na gravidade do quadro apresentado pelo paciente.

  • Transtorno bipolar

Em geral, a pessoa que manifesta esse tipo de transtorno apresenta uma variação entre o sentimento de depressão, alternado com o de exaltação. Cerca de 1% da população manifesta o transtorno bipolar. Para o tratamento é Ideal que se utilize antidepressivos com um controle rígido da medicação.

Leia também: Transtorno bipolar – mitos e verdades.

  • Esquizofrenia

Os indivíduos portadores de esquizofrenia apresentam uma perda de contato com a realidade, além de alucinações e delírios. Dentre a população brasileira, em torno de 1% manifesta esse transtorno. Em reação ao tratamento, ele é baseado no uso de medicamentos, em associação com um seguimento terapêutico adequado e restrito.

480993 Uma grande parte da população sofre com qualquer um dos transtornos mentais. Distúrbios mentais mais comunsGrande parte da população tem transtornos mentais

Como foi percebido, a variação em relação aos transtornos mentais que estão presentes na população, é enorme, porém, em alguns casos, eles podem passar despercebidos. O Ideal é que, diante de qualquer um dos sinais e sintomas, procure-se um atendimento médico especializado. Apenas assim, será possível a realização de tratamento adequado e eficiente.

Veja também: Punições físicas aumentam chance de distúrbios mentais na vida adulta.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.