Search

Distúrbios mentais mais comuns

A variação de transtornos mentais é grande e as apresentações são muito diversificadas. Conheça quais são os distúrbios mais comuns entre os brasileiros.
Google plus

A esquizofrenia é um dos tranatornos mentais mais comuns

Segundo dados mundiais, em torno de 20% da população do mundo poderá desenvolver algum tipo de transtorno mental em algum momento da vida. Em nosso país, isso não seria diferente. Assim, uma grande parte dos brasileiros é portador de distúrbio mental. Conheça quais são os transtornos que mais acometem a população nacional.

Conhecendo os distúrbios mentais mais comuns

O Brasil é um dos países que mais contém indivíduos portadores de transtornos mentais. A variedade em relação a essas doenças é enorme, no entanto, citaremos abaixo as mais comuns entre elas.

  • Depressão

O indivíduo sente uma grande tristeza que se torna persistente e, em geral, é desproporcional ao acontecimento. A incidência dessa doença na população varia entre 6 a 10%. O tratamento dessa enfermidade é baseado no uso de medicamentos, em associação com acompanhamento psicológico.

  • Distúrbio de ansiedade generalizado

Os portadores da doença sentem um grande nervosismo, assim como uma preocupação intensa, duradoura e frequente. A incidência desse transtorno na população é em torno de 3,4%. O tratamento desse distúrbio é baseado no uso de medicamentos.

É grande o número de transtornos mentais existentes

  • Distúrbio do pânico

Diante de um indivíduo portador do distúrbio do pânico, o mesmo apresenta uma ansiedade extrema, em associação com sinais e sintomas físicos que pode ser dores no peito, falta de ar e agitação. A incidência desse transtorno na população varia e está em torno de 3,5%. O tratamento é baseado na gravidade do quadro apresentado pelo paciente.

  • Transtorno bipolar

Em geral, a pessoa que manifesta esse tipo de transtorno apresenta uma variação entre o sentimento de depressão, alternado com o de exaltação. Cerca de 1% da população manifesta o transtorno bipolar. Para o tratamento é Ideal que se utilize antidepressivos com um controle rígido da medicação.

Leia também: Transtorno bipolar – mitos e verdades.

  • Esquizofrenia

Os indivíduos portadores de esquizofrenia apresentam uma perda de contato com a realidade, além de alucinações e delírios. Dentre a população brasileira, em torno de 1% manifesta esse transtorno. Em reação ao tratamento, ele é baseado no uso de medicamentos, em associação com um seguimento terapêutico adequado e restrito.

Grande parte da população tem transtornos mentais

Como foi percebido, a variação em relação aos transtornos mentais que estão presentes na população, é enorme, porém, em alguns casos, eles podem passar despercebidos. O Ideal é que, diante de qualquer um dos sinais e sintomas, procure-se um atendimento médico especializado. Apenas assim, será possível a realização de tratamento adequado e eficiente.

Veja também: Punições físicas aumentam chance de distúrbios mentais na vida adulta.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top