Search

Disk Denúncia SP

Google plus

Todos já devem conhecer o Disk Denúncia, um serviço que está presente em diferentes estados do país com a finalidade de combater o crime a partir de ligações anônimas, onde a pessoa tem sua identidade em sigilo e contribui para a sociedade e para consigo mesma. Este serviço público surgiu em 1995 no Rio de Janeiro, período em que a cidade maravilhosa sofria com uma grande onda de violência, assim foi idealizado por José Antônio Borges Fortes juntamente com o MOVRIO (Movimento Rio de Combate ao Crime) um serviço de atendimento telefônico que permite o cidadão uma forma de canalizar a sua indignação e consequentemente colaborando com a política. Desta forma, todo e qualquer cidadão pode auxiliar as autoridades no combate ao crime visando à segurança pública. A base de tal serviço público foi um serviço semelhante dos Estados Unidos, o chamado ‘Crime Stoppers’, onde ambos seguem determinadas exigências, e no Brasil estas exigências são as seguintes:

-Garantia de anonimato do cidadão (denunciante);
-Garantia de que o serviço não fosse subordinado à polícia;
-Garantia de que não sofreria ingerência política;

Desta forma, o programa é desenvolvido e composto por uma central de atendimento telefônica e postos de atendimento que operam 24 horas por dia, assim como o Disk Denúncia. Contudo, o serviço contra o crime pode ser utilizado também quando há suspeitas de golpes, como de falso seqüestro, circunstância em que o golpista revela ter seqüestrado alguém de sua família, assim ligando para o Disk Denúncia, a pessoa que suspeitar de tal golpe será encaminhada para os órgãos competentes. De acordo com pesquisas internas do serviço de segurança pública, é curioso e interessante ressaltar que a grande parte dos casos o denunciante não visa à recompensa, fator este presente em determinados casos, ou seja, a população age devido a indignação em relação a ação dos criminosos e consequentemente recusa a receber a recompensa.

Além do número já conhecido para situações emergenciais, o 190, são poucos ainda, os estados que possuem apenas um número para a realização de denúncia como o estado de São Paulo, ou seja, a capital. Assim, se você reside em São Paulo e esteja em busca do telefone para fazer um denúncia, saiba que o número de telefone é o (11) 3272-7373 o qual foi substituído pelo 181, sendo que para todo o território brasileiro o número é 0800-15-6315. Para facilitar a ação dos cidadãos contra o crime no país, não se encontra disponível atualmente apenas o Disk Denúncia, mas também um site na internet que permite os mesmos realizarem denúncias mantendo o anonimato.

O site é o de Secretaria da Segurança Pública, www.ssp.sp.gov.br, sendo que para realizar uma denúncia online é preciso que você escolha o tipo de relato no menu, a qual pode variar entre ‘contra um policial militar’, ‘contra policiais civis e técnico-científicos’, ‘contra funcionários do Detran’, ‘à ouvidoria contra policiais’ e outras denúncias, onde para realizá-la, basta especificá-la. Para fazer uma denúncia online é preciso que você informe determinados dados pessoais, como nome, email, RG, CPF (Cadastro de Pessoa Física), endereço, e diga o motivo da denúncia. Contudo, não pense que pelo fato de estar revelando alguns dados, você poderá ter a sua identidade revelada, muito pelo contrário, o anonimato continua para a sua segurança, mas é necessário que você informe tais dados para que as autoridades possam entrar em contato com você posteriormente para eventuais necessidades. Não tenha medo, denuncie, e contribua para a segurança de sua família e da sociedade.


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Ronald Knapp
    Publicado em 20/12/2013 às 2:25 AM [+]

    Denúncio que a loja DDR Informática, localizada a Rua Vitória 371 Sta Efigenia Säo Paulo onded seu proprietário e´um salafrário e ladräo!

    Mandei consertar NOTEBOOK , ja´ tem ums anos, que ficou uma porcaria
    E cobraram na época mais de R$ 1000,00 que paguei e depois de receber da primeira vez o aparelho contatei que peças originais haviam sido subíituidas por outras que näo eram do meu computador, que logo em seguida voltou a pifar e de volta a oficina alem de uma demora de tempo enorme para consertar o que ja´ era para ser consertado da primeira vez ficou nesse vai e vem entre idas e vindas da ultima vez que retornou para la simplesmentye o Computador SUMIUI. e o entäo proprietário da loja, o Sr. Dearos com um comportamento de ´´ NÄO TO NEM AÍ´´ dane-se , (Eu no caso) näo tomou nenhuma providencia a respeito. Depois de minha ultima vizita ha sua loja por motivos de doença nao pude mais proseguir.
    Portanto como fica uma questo como essa? O cara leva a minha grana e o meu equipamento e vai ficar por isso mesmo?
    Peço uma força ao diskdenúncia , lugar de ladräo e´ atraz das grades
    Obrigado, aguardo providencias policiais e noticias sobre essa ocorrëncia. Ps Tenho todos os documentos como Ordem de serviço orçamento e recibos de pagamento em meu poder.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top