Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dinâmica de Grupo para Professores

Por Redacao -

Os professores são uma autoridade em sala de aula. Existem professores mais rigorosos que outros, isso vai do estilo de cada um. Mas ser um professor rigoroso não quer dizer que o professor deva ser chato. Temos sempre que ter seriedade na profissão, pois dessa forma, o professor adquire o respeito dos alunos. Isso é muito importante para qualquer profissional da área de ensino.

Mas alguns professores também precisam aprender, e uma forma de aprender maneiras de interagir mais com a turma de alunos é através das dinâmicas em grupos. Atividades interessantes podem ser feitas para que o entrosamento da equipe aumente ainda mais. Normalmente, essas dinâmicas em grupo são usadas para divertir e descontrair a sala, e possuem um fundo lógico.

Nesse artigo, vamos comentar sobre algumas dinâmicas de grupo que professores poderão utilizar em suas turmas, e também mostrar alguns lugares que ensinam muitas outras técnicas. Vamos mostrar três dinâmicas diferentes de detalhá-las, a começar por uma chamada “Dinâmica da Historinha“, que tem como objetivo treinar a memorização e a atenção da sua turma.

Como fazer: Para iniciar essa dinâmica, todos precisam estar posicionados em círculo, de maneira que todos possam se ver. Em seguida, o organizador da dinâmica precisa ter em mãos um objeto pequeno em que irá começar a contar uma história, se referindo à esse objeto. Deverá dizer: “Isto é um… (ex:”cavalo). E passa o objeto para a pessoa que está ao lado, onde ela deverá acrescentar mais uma palavra para a história, e sempre repetir o que foi dito anteriormente, como por exemplo: “Isto é um cavalo de vestido…”. A primeira pessoa que errar, pagará uma prenda para o grupo.

Outra dinâmica interessante é a chamada “Recital das Almas Gêmeas“, onde duas equipes irão se entrosar cada vez mais e terão uma experiência bem divertida. Antes de mais nada, divida a turma em duas equipes, e pegue alguns papéis onde serão escritas mensagens que se completam, algo do tipo Perguntas e Respostas, ou Parte 1 e Parte 2. Assim , cada um dos participantes pega um pedaço de papel ou mais (isso vai variar de acordo com a quantidade de papéis e participantes da dinâmica). Os colegas não poderão ver o que o outro colega tem em mãos. É importante que as mensagens sejam marcadas com cuidado, para que a segunda parte se complete de maneira adequada. E assim o grupo vai recitando as mensagens em mãos e sendo completadas pela sua parte seguinte.

Mais uma dinâmica interessante é chamada de “Para quem você tira o chapéu“. Essa serve para estimular a auto-estima dos participantes, e precisa apenas de um chapéu e um espelho, sendo que o espelho precisa estar colado no fundo do chapéu. O animador da dinâmica precisa escolher uma pessoa do grupo e perguntar para ela, se tira o chapéu para a pessoa que ver e o motivo, sem dizer o nome dessa pessoa. O animador precisa fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Essa é uma dinâmica que chega a emocionar algumas pessoas, pois faz com que a pessoa veja suas próprias qualidades. Muito recomendada.

Se você gostaria de aprender mais dinâmicas para professores, vamos deixar o site Esoterikha como dica para você. Ao clicar aqui, será direcionado para um grande acervo de dinâmicas de grupo, que terão um grande resultado com seus colegas. Acesse e confira. E boa sorte em suas atividades em grupo com sua turma.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL