Menu

Saúde

Atualizado em 14 de abril de 2013, às 9:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dificuldade para urinar: o que pode ser

A dificuldade para urinar pode ser causada por vários fatores. Saiba mais sobre o assunto.

A dificuldade para urinar é um problema que pode acometer pessoas de várias idades e em ambos os sexos. Vários fatores podem influenciar para o surgimento desse problema. Saiba mais sobre a dificuldade de urinar e o que pode ser. Confira.

608203 A dificuldade de urinar pode ser causada por vários fatores. Foto divulgação Dificuldade para urinar: o que pode ser A dificuldade de urinar pode ser causada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é dificuldade para urinar

A dificuldade de começar ou manter a corrente de urina é denominado de hesitação urinária. O problema pode afetar pessoas de todas as idades, seja homem ou mulher. Porém, ela ocorre com maior frequência em homens idosos com dilatação da glândula prostática.

Geralmente, a dificuldade de urinar aparece de forma lenta e progressiva. Muitas vezes o indivíduo não percebe até se tornar incapaz de urinar e a bexiga inchar provocando grande desconforto.

Veja também ardência ao urinar, o que pode ser 

Principais causas da dificuldade para urinar

  • Uso de drogas (como medicamentos para tratar resfriado, descongestionantes nasais, antidepressivos tricíclicos e drogas anticolinérgicas para incontinência);
  • Dilatação da próstata;
  • Transtornos do sistema nervoso;
  • Inflamação ou infecção da glândula prostática;
  • Cirurgias recentes;
  • Síndrome da bexiga tímida (não urina perto de outras pessoas);
  • Infecção do trato urinário;
  • Tecido de cicatriz.
    608203 A dificuldade de urinar acomete principalmente idosos com problemas na próstata. Foto divulgação Dificuldade para urinar: o que pode ser A dificuldade de urinar acomete principalmente idosos com problemas na próstata. (Foto: divulgação)

Cuidados caseiros com a dificuldade de urinar

1. Faça um monitoramento, registre e fale ao médico sobre o número de vezes que urina durante o dia;

2. Aplique compressa de água quente na parte do abdome inferior. Essa é a região onde a bexiga fica localizada. O calor ajuda a relaxar a musculatura e favorece a micção;

3. Faça massagens ou leves pressões sobre a bexiga para estimular o esvaziamento;

4. Tome muita água e outros líquidos em geral;

5. Preste muita atenção nos medicamentos e suplementos que você está consumindo, pois eles podem aumentar a dificuldade de urinar;

6. Nos casos de infecções, você precisará de antibióticos prescritos pelo médico. Os sintomas de infecção incluem queimação ou dor durante a micção, urina turva e vontade de urinar com urgência.

608203 A dificuldade de urinar pode gerar muita dor. Foto divulgação Dificuldade para urinar: o que pode ser A dificuldade de urinar pode gerar muita dor. (Foto: divulgação)

Veja também sintomas de pedras nos rins 

A dificuldade de urinar pode ser causada por vários fatores diferentes, tanto psicológicos quanto físicos. É importante ficar atento para os sinais e sintomas da dificuldade de urinar e procurar o médico para avaliar melhor o caso e indicando o tratamento adequado.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.