Menu

Decoração

Atualizado em 11 de setembro de 2013, às 14:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Diferentes texturas para paredes: fotos

O trabalho com textura consegue deixar o ambiente mais personalizado e bonito. Confira dicas e fotos!

Uma forma de transformar o visual da casa é investindo em novas texturas para a parede. O acabamento diferenciado deixa o ambiente com mais personalidade e impede que a estética acabe caindo na monotonia.

654370 Diferentes texturas para paredes fotos 1 Diferentes texturas para paredes: fotosParede com grafiato. (Foto:Divulgação)

Aplicar textura na parede é uma ótima estratégia para conseguir fugir do tradicional. Dependendo do trabalho realizado, a pintura ganha relevo e deixa o espaço mais impactante do que nunca.

Há muitas texturas criativas e elas podem ser aplicadas em diferentes espaços, como quarto, cozinha, sala de estar, sala de jantar, banheiro e varanda. Quando o acabamento ilustra apenas uma das paredes, a superfície se comporta como um verdadeiro painel e deixa a decoração mais interessante.

Como é feita a textura?

Antes de começar a fazer a textura na parede, é importante limpar bem a superfície, removendo a poeira e outras formas de sujeira. Também é recomendado proteger os pisos, o teto e os rodapés.

A aplicação da tinta acrílica pode ser feita com um rolo de lã em duas demãos. Para fazer o acabamento na superfície, é necessário aplicar o gel para efeitos especiais e usar uma ferramenta específica para deixar a parede com a textura desejada.

O passo-a-passo para texturizar paredes varia conforme o resultado que se deseja obter. Além da ferramenta utilizada para criar o relevo, o produto da pintura também pode variar.

Tipos de textura para parede

Confira a seguir informações sobre as diferentes texturas para parede:

Parede com grafiato: é um efeito decorativo versátil, responsável por deixar a parede com um ar rústico e sofisticado. Para fazer o acabamento, o ideal é contar com uma desempenadeira apropriada.

Parede com textura chapiscada: a técnica utiliza rolos com espumas texturizadas.

Parede com ranhuras: o trabalho requer uma espátula plástica dentada.

654370 Diferentes texturas para paredes fotos Diferentes texturas para paredes: fotosParede com textura de Tecido (linho). (Foto:Divulgação)

Parede com textura de Tecido (linho): o acabamento é feito com uma escova, deixando o risco das cerdas no sentido horizontal e vertical.

Parede com textura de madeira: requer a aplicação de um rolo para efeito lenhado sobre a superfície pintada e com o gel ainda molhado. O uso da ferramenta de textura é no sentido vertical, do teto para baixo.

Parede com textura de camurça: o acabamento é realizado com tinta acrílica com microesferas e um pano de algodão dobrado desigualmente.

Parede com textura de mármore: o trabalho utiliza tinta do tipo marmoratto, cera incolor pastosa e pano de algodão macio.

Parede com textura de aço escovado: o acabamento vai precisar de tinta acrílica metalizada e vassoura de náilon. A aplicação deve ser feita no sentido vertical.

654370 Diferentes texturas para paredes fotos 8 Diferentes texturas para paredes: fotosParede com textura jeans. (Foto:Divulgação)

Parede com textura jeans: usa-se uma tinta apropriada e um rolo com o efeito jeans.

Parede com textura de bambu: o segredo do acabamento é o uso de uma pequena espátula, normalmente usada para aplicar massa corrida.

Parede com textura lunar: requer um plástico amassado para fazer o efeito.

Fotos de diferentes texturas para paredes

Conteúdo avaliado com média: