Diferentes estilos de decoração de cozinha

PUBLICIDADE
As cozinhas estilosas são inspiradoras e tornam o dia-a-dia dos moradores mais agradável.

Quando se fala a respeito de decoração residencial, surge a preocupação sobre como será o visual da cozinha. Para criar um projeto compatível com o cômodo, é importante combinar a estética com as funcionalidades, procurando satisfazer as preferências dos moradores.

Uma das primeiras decisões que precisam ser tomadas na hora de decorar a cozinha é a escolha do estilo. A partir desta definição os moradores podem optar pelos móveis, acessórios, eletrodomésticos e outros elementos que farão parte do ambiente.

Para conseguir valorizar um estilo na decoração, é importante conhecer as principais características dele. A escolha vai imprimir conceitos na estética da divisão, ou seja, vai valorizar tendências atuais ou resgatar ideias que fizeram sucesso no passado. Mesmo se um estilo prevaleça no ambiente, nada impede que o morador acrescente um toque pessoal ao visual da cozinha, mas sempre tendo em mente as regras de equilíbrio e harmonia.

PUBLICIDADE

Quando todos os moradores chegarem a um consenso a respeito do estilo da cozinha, é interessante buscar orientações de um arquiteto ou designer de interiores para desenvolver o projeto. O profissional vai avaliar se a proposta é realmente viável e se favorece a rotina das pessoas que vivem na casa.

Independente do estilo escolhido, a decoração precisa valorizar o objetivo da cozinha. A área deve ter espaço para circulação, contar com móveis que ajudem a manter a ordem e eletrodomésticos que tornem a rotina da cozinha funcional.

Estilos para decorar a cozinha

Cozinha moderna

A cozinha moderna é sofisticada e avançada.

O estilo moderno incorpora as novas tendências contemporâneas, além de apostar em novas tecnologias e recursos que garantem praticidade. Este tipo de cozinha normalmente apresenta móveis planejados, ou seja, fabricados na medida certa para aproveitar o espaço.

PUBLICIDADE

As cozinhas modernas se revelam mais sociáveis graças à integração de ambientes. Elas facilitam a comunicação dos moradores, mesmo eles estando em cômodos diferentes. O espaço pode contar com bancada funcional ou ilha central, criando assim o tão cobiçado conceito de cozinha gourmet.

Cozinha retrô

PUBLICIDADE
A cozinha retrô tem clima nostálgico e design marcante.

O estilo retrô é facilmente reconhecido pelos seus eletrodomésticos grandes e com cores vivas, como vermelho, azul e amarelo. A cozinha que segue este conceito de decoração apresenta utensílios de época e com design marcante, criando assim uma atmosfera nostálgica. Quando a proposta defende a delicadeza do vintage, ela passa a valorizar os tons pastéis ao invés da ousadia das cores intensas.

Saiba mais: Cozinha retrô – dicas, objetos, como fazer

Cozinha Provençal

PUBLICIDADE
A cozinha provençal é romântica, delicada e serena.

A decoração se inspira no sul da França, procurando fazer uma perfeita combinação entre o bucólico, o romântico e o clássico. A cozinha que segue a risca este estilo é elegante e charmosa, contando com cores suaves como azul claro, lilás e os tons pastéis. A magia do provençal é reforçada pela força do branco na decoração, além do acabamento em pátina que deixa a mobília com um sofisticado ar envelhecido.

Veja também: Decoração em estilo provençal 

Cozinha Country

PUBLICIDADE
A cozinha country aposta na simplicidade e aconchego dos elementos rústicos.

Aconchegante e confortável, a cozinha country se inspira na vida do campo, tendo como marca registrada o seu visual rústico. O estilo é valorizado através dos móveis de madeira natural, da louça branca aparente, da toalha xadrez, peças com acabamento em pátina, arranjos de flores, bules de alumínio e os utensílios vintage.

Aproveite essas dicas e escolha o estilo de cozinha que mais combina com você!

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.