Menu

Saúde

Atualizado em 7 de fevereiro de 2013, às 14:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Diferentes causas das manchas de pele

As manchas na pele são grandes inimigas da estética. Saiba mais sobre as diferentes causas das manchas de pele.

As manchas são alterações na coloração da pele, que podem surgir em todas as idades, apresentando diferentes tonalidades. Essas inimigas da estética podem causar grandes incômodos para homens e mulheres, podendo ser também geradoras de sofrimento dependendo da sua localização e características. Saiba mais sobre o assunto e veja as diferentes causas das manchas na pele.

577350 As manchas na pele são causadas por vários fatores. Foto divulgação Diferentes causas das manchas de pele As manchas na pele são causadas por vários fatores. (Foto: divulgação)

Manchas na pele

As manchas no rosto e também outras na pele, surgem devido ao excesso da produção de melanina. Esse distúrbio que se origina nos melanócitos pode ter várias causas, que vão desde infecções, distúrbios hormonais e principalmente pela exposição sem proteção aos raios ultravioletas.

A pele é um órgão complexo e existem vários tipos de manchas, alguns de origem nos níveis mais externos, outras são mais profundas, são chamadas manchas dérmicas. Independente da causa ou tipo de mancha no rosto, o ideal é consultar o dermatologista especializado para realizar o diagnóstico do tipo de mancha e indicar o tratamento.

Veja também como cuidar das manchas na pele 

Diferentes causas das manchas de pele

  • Alterações na produção de melanina;
  • Infecções (micoses e vírus);
  • Distúrbios hormonais;
  • Alterações vasculares;
  • Tumores;
  • Exposição solar;
  • Marcas de acne;
  • Depilações.
    577350 O uso de protetor solar é essencial para evitar manchas na pele. Foto divulgação Diferentes causas das manchas de pele O uso de protetor solar é essencial para evitar manchas na pele. (Foto: divulgação)

Tipos de manchas mais comuns

1. Melasma: distúrbios de pigmentação caracterizados por manchas acastanhadas e irregulares. Pode aparecer nos braços, buço, nariz, testa, pescoço e antebraços. É muito comum no verão, devido a intensidade dos raios solares. O tratamento consiste no uso de filtro solar, peelings físicos e químicos e fórmulas clareadoras;

2. Mancha senil: trata-se de um sinal amarronzado, arredondado e de vários tamanhos. Podem aparecer no rosto, antebraços, costas das mãos e pernas, principalmente de peles claras. Acomete principalmente pessoas acima de 45 anos. O tratamento é feito com luz intensa pulsada e emite ondas clareadoras;

3. Sarda branca: trata-se de manchas brancas, em forma de gota ou redonda. Aparecem principalmente nos antebraços e pernas. O excesso de sol ao longo da vida e predisposição genética são as principais causas. O tratamento com pelling de cristal é uma excelente forma de eliminar essas manchas;

4. Dermatite de contato: alergia causada por agentes irritantes resulta em marcas marrons e sem formato padrão. Pode surgir em qualquer parte do corpo sem proteção contra o sol. O uso de clareadores à base de hidroquinona é o mais indicado para tratamento.

577350 Cuide diariamente da sua pele e evite as manchas. Foto divulgação Diferentes causas das manchas de pele Cuide diariamente da sua pele e evite as manchas. (Foto: divulgação)

Veja também creme caseiro para tirar manchas da pele 

As manchas na pele são grandes inimigas da beleza e, por isso, merecem cuidados especiais. Essas terríveis manchas podem ser causadas por vários fatores, principalmente pela exposição solar excessiva. Aposte no uso constante de protetor solar e procure um dermatologista para o tratamento das manchas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.