Você está em: MundoDasTribos > Educação > Cursos > Diferenciação Celular: O Que É?

Diferenciação Celular: O Que É?

Por Redacao

O corpo humano é uma máquina. Nele, todas as reações químicas e físicas que o homem precisa para viver acontecem. E são pequenas partículas chamadas células que fazem todo este trabalho tão essencial para a vida seja em qualquer manifestação. Como vamos nos ater aos humanos, vamos tentar explicar aqui do que se trata a função das células no corpo do homem.


A vida é uma das manifestações mais lindas de Deus e por isso que cada detalhe no corpo é um objeto de intensos e profundos estudos feitos pelos cientistas. E não importa se eles creem ou não em Deus, importa que sem dúvidas a vida é algo maravilhosos demais para passar despercebebida.

Isso explica o motivo de tantas curiosidades da ciência sobre como funcionam as células no corpo e cmo se dá um fenômeno chamado de diferenciação celular e suas implicações para que tudo corra bem. Aliás, mais adiante, você verá que está na diferenciação – quando realizada com falhas – a origem de doenças graves como o câncer. Acompanhe logo a seguir o que o Mundo das Tribos descobriu sobre o que significa a diferenciação de células. Várias pesquisas visam a compreensão do que ocorre nas células, ou seja,os seus processos e as sua diferenciações. Todas as pessoas têm seu inicio a partir de um óvulo fecundado por um espermatozóide. Sendo essa a primeira célula, que começa a se dividir, até que chega a fase de oito células denominadas de células-tronco totipotentes.

Todas elas tem o potencial dentro do útero de formar um ser completo. Quando o embrião tem cerca de 100 células (o blastócisto aproximadamente cinco dias após a fecundação) ocorre a primeira diferenciação das células que fica na parte externa e se diferenciam tornando-se responsáveis pela formação dos anexos embrionários, enquanto a massa interna é formada de células-tronco pluripotentes. Tendo a capacidade de gerar todos os tecidos, mas não mais um ser completo.

A pergunta muitas vezes feitas por cientistas é: Qual é o comando que as células recebem para saber se vão ser células de fígado, osso, músculo ou sangue?

A resposta para tal questionamento constitui-se um grande mistério. já que o que se sabe é que de acordo com ocrescimento do embrião, as células passam a se diferenciar nos vários tecidos, muscular, nervoso, ósseo, sanguíneo, adiposo etc.

Assim, cada célula irá realizar sua função, ou seja de acordo com a sua classificação. Já se entende que uma vez diferenciada, todas as células-filhas têm as mesmas características. Assim, células de fígado só originarão células hepáticas, células sanguíneas originarão células produtora de sangue e assim por diante. É assim como ocorre a diferenciação celular e tal diferenciação é nomeada modo terminal. No decorrer desse processo, alguns genes são silenciados e outros permanecem ativos e isso é específico para cada tecido. Este é agora o objeto de estudo, revelar o porque dos genes silenciados ficarem ativos para cada tecido. Aguardemos novas pesquisas.


Recomendado para você
Cursos

Exercícios de Inglês para Iniciantes

Cursos

Palestras Gratuitas com Certificado

Cursos

Curso de Gramática Imparh: Saiba como se inscrever

Cursos

Vagas Abertas dos Cursos Gratuitos Instituto Ressoar

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *