Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Empregos > Diferenças entre webmaster e web designer

Diferenças entre webmaster e web designer

Profissionais da área de internet, o webmaster e o web designer dividem atividades quando o assunto é o ambiente virtual. Porém, as funções desempenhadas são diferentes, embora se complementem. No geral, o webmaster é responsável por fazer o gerenciamento diário de um site da internet ou da intranet da empresa. O web designer, por sua vez, é o profissional capaz de atuar com o conteúdo e a criação desses espaços. Saiba mais sobre as diferenças entre as duas profissões:

Profissionais atuam com a rede mundial de computadores (Foto: divulgação)

 

Webmaster

O webmaster precisa ter conhecimentos técnicos de redes, linguagens de programação e hardware. A formação derivada da área de exatas auxilia o profissional a gerenciar o servidor web, bancos de dados e a interligação entre máquinas. O profissional também é responsável por desenvolver a interface do site e fazer com que o trabalho do web designer seja codificado para ser disponibilizado na internet.

Webmaster: interface do site a seu cargo (Foto: divulgação)

 

A atualização profissional deve ser constante, ainda mais nesse setor, em que novas tecnologias surgem a todo o momento. O webmaster deve se atentar a diversos itens que se relacionam ao desenvolvimento dos sites como, por exemplo, sua acessibilidade, a agilidade de carregamento e de manutenção e a concordância do seu código aos padrões da rede mundial de computadores.

Web designer

As linguagens de programação e os softwares de criação de conteúdo da internet são recursos que devem ser do conhecimento do web designer. Sua função principal é criar a identidade visual e os efeitos que se relacionam a marca do site em que trabalha, além da mensagem que objetiva trazer a quem visita a página virtual.

Identidade visual é responsabilidade do web designer (Foto: divulgação)

 

 Saber trabalhar com programas que permitem a composição e o tratamento de imagens também é necessário para se dar bem como um web designer, já que o layout do site fica a seu cargo. Entre os programas mais utilizados estão o Adobe Photoshop, o Ilustrator, o Fireworks e o Corel Draw. Em algumas empresas, as atividades podem se acumular em um único profissional que cria o conteúdo e também cuida do desenvolvimento do site.

Veja também: Curso Superior Tecnológico de Web Design

Recomendado para você
Empregos

Ricardo Eletro RJ Vagas de Empregos

Empregos

Vagas de Empregos Abertas na Paraíba

Empregos

Jornal Mais Empregos Curitiba

Empregos

Trabalhe Conosco Suzano Papel Celulose

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *