Menu

Saúde

Atualizado em 14 de fevereiro de 2013, às 12:58 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Diferenças entre diet e light

Os produtos light e diet são frequentemente confundidos, mas possuem indicações diferentes e são destinados a públicos distintos. Saiba mais.

Apesar de serem facilmente confundidos, os produtos light e diet possuem características e indicações bem diferentes. Saiba mais sobre o assunto e aprenda a identificar o produto ideal para suas necessidades e perfil, conhecendo algumas das principais diferenças entre diet e light.

Saiba mais sobre as diferenças entre diet, light e zero.

579933 O diet e o light possuem algumas diferenças que podem passar despercebidas. Diferenças entre diet e lightO diet e o light possuem algumas diferenças que podem passar despercebidas. (Foto: divulgação)

Diferenças entre diet e light

O primeiro passo para evitar confusões com os conceitos de light e diet é adotar o hábito de ler o rótulo dos produtos comprados, pois, caso contrário, essa diferença pode acabar passando despercebida. Confira:

  • Alimentos diet

Todos os produtos rotulados como “diet” são isentos de determinado componente, que pode ser glúten, açúcar, sódio, colesterol ou gorduras, por exemplo. Por isso, essas mercadorias geralmente são desenvolvidas para atender público bem específico, como os portadores de diabetes (que não devem ingerir açúcar), doença celíaca (que não podem ingerir glúten) ou pessoas com alergias alimentares.

Justamente por esse motivo o simples rótulo de “diet” não é motivo suficiente para o consumidor adquirir esse tipo de mercadoria, sendo fundamental que, em sua embalagem, esteja impresso a substância que foi retirada ou substituída na fórmula.

Vale lembrar que, apesar da maioria desses alimentos poderem ser utilizadas por pessoas em dieta emagrecedora, nem sempre o produto diet apresenta menos calorias que sua versão tradicional.

579933 Os produtos diet e light são voltados para públicos diferentes. Diferenças entre diet e lightOs produtos diet e light são voltados para públicos diferentes. (Foto: divulgação)
  • Alimentos light

No caso dos alimentos light, não há necessidade de haver isenção total de determinado ingrediente, sendo suficiente uma redução de, no mínimo, 25% de algum nutriente calórico, em comparação à versão tradicional do produto.

Diferente dos diet, que atendem um público com necessidades nutricionais específicas, os light foram desenvolvidos para pessoas que se preocupam mais com a qualidade de vida e desejam reduzir o peso.

Dicas para evitar problemas

  • Pessoas habituadas em consumir produtos diet não podem se esquecer de que não estão realizando uma dieta com restrição calórica. Abusar no consumo desses alimentos ou até mesmo tentar compensar seu uso, consumindo mais de outros pratos, pode resultar em ganho de peso;
  • Vale a pena tomar cuidado com o uso abusivo de produtos light, pois o consumo exagerado de adoçantes pode provocar desconforto gástrico;
  • Ler o rótulo é fundamental, pois só assim o consumidor é capaz de saber exatamente o que está ingerindo;
  • Em caso de dúvida, não hesite em procurar auxílio profissional de nutricionista, capaz de esclarecer qualquer equívoco sobre o assunto.

Entenda melhor como funciona a dieta diet e light.

579933 É importante ler o rótulo das embalagens para saber exatamente o que se come. Diferenças entre diet e lightÉ importante ler o rótulo das embalagens para saber exatamente o que se come. (Foto: divulgação)

Apesar dos produtos light e diet serem frequentemente confundidos e muitas vezes tratados como sinônimos, eles possuem indicações diferentes e são destinados a públicos distintos. Por isso vale a pena se manter bem informado e não deixar de ler o rótulo das embalagens.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.