Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros > Diferença entre Sedan e Coupe: qual é

Diferença entre Sedan e Coupe: qual é

Por Andre

Na hora de comprar um carro, seja ele novo ou usado, muitas pessoas ficam na dúvida não só em relação à marca e ao modelo como também sobre qual o estilo do veículo escolher, já que atualmente a indústria automobilística oferece uma enorme gama de tipos de carrocerias de automóveis.

Na parte de cima, BMW M3 Sedan, e em baixo, o BMW M3 Coupe, ilustram bem as diferenças entre sedans e coupes (Foto: Divulgação)

Ao entrar em uma concessionária, você pode encontrar desde modelos mais esportivos, como os cobiçados coupes e conversíveis, aos populares sedans e hatch, passando pelos furgões, jipes, monovolumes, picapes, vans, station wagon, utilitários esportivos (SUV), crossovers e muito mais.

São tantos nomes que fica até complicado saber quais as principais características de cada um, bem como as suas vantagens. Mas para facilitar a sua vida, preparamos algumas dicas para que você entenda as diferenças entre sedan e coupe, dois dos mais procurados estilos de carros.

As principais diferenças entre sedans e coupes

O Fiat Siena é um dos melhores exemplos de sedãs à venda no Brasil (Foto: Divulgação)

A carroceria sedan (ou sedã), bastante associada ao conceito de “carro moderno”, tem como principal característica a divisão em três partes independentes: a dianteira, onde se localiza o motor; a do meio, na qual está o “corpo” do carro; e a traseira, externa ao habitáculo dos passageiros, onde fica o bagageiro.

Dependendo do país, o sedã pode ser conhecido também como limousine, berlina ou saloon, sendo dividido ainda em várias categorias, como sedans grandes, três volumes e dois volumes e meio.

O VW Passat CC representa bem o segmento dos coupes (Foto: Divulgação)

Já a carroceria coupe (ou coupé/cupê) possui uma suave inclinação em sua parte final, na “Coluna C”, sendo muitas vezes apresentada pelas montadoras como uma variante mais esportiva dos sedans de duas portas, apesar de haver também alguns modelos de coupes de 4 portas.

Outra característica do coupé é o menor espaço para passageiros no banco de trás, em comparação com os sedãs, sendo que muitos carros do estilo apresentam capacidade para transportar apenas duas pessoas (motorista e um passageiro), apesar de ser fácil encontrar os cupês do estilo 2+2.

Exemplos de cada estilo

O Honda Civic é outro belo exemplo de sedan (Foto: Divulgação)

Entre os vários exemplos de sedans, podemos destacar:

Honda Civic

– Volkswagen Voyage

– Ford Focus Sedan

– Ford New Fiesta Sedan

– Chevrolet Classic

– Chevrolet Cobalt

– Audi A6

– Volvo S60

– Fiat Siena

– Toyota Corolla

Já alguns dos exemplos de coupe incluem os modelos:

O Porsche 911 é um dos coupes mais clássicos (Foto: Divulgação)

– Porsche 911

Volkswagen Passat CC

– Mercedes-Benz CLS

– Audi TT Coupé

– Peugeot RCZ

– BMW 1M Coupe

– BMW M6 Coupe

– Ford Mustang

– Chevrolet Camaro

– MINI Coupé John Cooper Works

Recomendado para você
Carros

Lista de Ferramentas para Oficina Mecânica

Carros

Saveiro Cross 2017: fotos e preços

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *