Menu

Saúde

Atualizado em 4 de agosto de 2014, às 0:27 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Diferença entre diet e light

Descubra a diferença entre diet e light e escolha os alimentos que se enquadram as suas necessidades.

Qual a diferença entre diet e light? – Esta é uma pergunta comum entre as pessoas que estão elaborando um cardápio balanceado. Elas não conseguem distinguir estes dois grupos de alimentos e acabam fazendo escolhas equivocadas para a dieta.

595 Diferença entre diet e light  Diferença entre diet e lightDiferença entre diet e light. (Foto: Divulgação)

As empresas responsáveis por fabricar alimentos diet e light são obrigadas a apresentar este tipo de informação no rótulo da embalagem. No entanto, nem sempre esta obrigatoriedade esclarece as dúvidas dos consumidores ou minimiza a confusão no momento da compra.

Quem deve consumir diet e light? Quais são as funções destes alimentos? Diet emagrece tanto quanto light? – Estas são apenas algumas das dúvidas que vamos esclarecer na matéria.

Diferença entre diet e light

Confira informações sobre cada tipo de produto para entender a diferença entre diet e light:

Alimentos diet

595 Diferença entre diet e light 1  Diferença entre diet e lightOs alimentos diet são ideais para as pessoas com doenças metabólicas. (Foto: Divulgação)

• Os produtos diets são modificados e adequados para atender as necessidades das pessoas que sofrem com alguma doença metabólica, como é o caso do diabetes.

• Todo alimento classificado como diet é isento de açúcar, proteína ou gorduras.

• A categoria diet não é uma exclusividade dos diabéticos. Ela também ajuda portadores de condições metabólicas e fisiológicas específicas, como é o caso dos hipertensos.

• Os produtos diet não são indicados para emagrecer, pelo contrário. Eles podem ter valor calórico maior do que os alimentos que contém açúcar.

Alimentos light

• Os produtos light são aqueles que apresentam redução mínima de 25% em um nutriente ou no valor calórico quando comparados aos alimentos convencionais.

595 Diferença entre diet e light 2  Diferença entre diet e lightOs produtos light ajudam a combater a obesidade. (Foto: Divugação)

• Os alimentos classificados como light não são necessariamente indicados para quem sofre com algum problema de saúde.

• Os produtos light sólidos devem apresentar no máximo 40kcal/100g. Já os líquidos não podem passar o valor calórico de 20kcal/100ml.

• O consumo de alimentos light é recomendado para as pessoas que estão acima do peso e desejam fazer uma dieta menos calórica.

• Não é porque um determinado produto é light que a pessoa pode exagerar no consumo. O excesso pode tornar o item mais calórico do que a versão “não-light”.

• Os alimentos light são apropriados principalmente se o objetivo é reduzir a quantidade de açúcares, gorduras ou sal na alimentação.

E os tais alimentos zero?

Para quem não sabe diferenciar diet e light, eis que surge mais uma categoria de alimentos para deixar o consumidor com dúvidas: o zero. Estes produtos indicam a restrição ou isenção de um determinado nutriente, como é o caso do açúcar. Os alimentos zero possuem uma proposta semelhante aos light.

Agora que você já sabe identificar a diferença entre diet e light, procure observar os rótulos dos produtos e tenha mais cuidado no momento das compras.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.