Diferença de idade no relacionamento: como lidar?

PUBLICIDADE
As mulheres sofrem mais preconceito que os homens.

Apesar da televisão e do cinema sempre mostrarem casais com diferenças relativas de idade, esse assunto ainda não é completamente aceito pela sociedade. Por isso, é possível questionar se o fato de ainda ser um “tabu” não é o motivo que leva muitos autores de folhetins a focarem constantemente nessa questão. Para entender e saber lidar com a diferença de idades, separamos algumas informações a respeito.

Compreendendo a cobrança da sociedade

Logo após o nascimento de uma criança, os pais e a sociedade já começam a fazer planos sobre seu futuro, incluindo expectativas tanto para a vida profissional, quanto pessoal. Com o passar do tempo, isso vai se intensificando e muitas vezes a pessoa acaba sendo guiada, inconscientemente, ao caminho que lhe foi designado. Um crime! Apesar de, na maioria das vezes, a influência dos pais envolver a melhor das intenções.

Acontece que, quando as decisões tomadas não se encaixam nos desejos dos pais, são consideradas extremamente incoerentes e muito mal aceitas. A opção de namorar alguém que possui uma idade muito superior pode trazer “grandes dores de cabeça”, pois, muitas pessoas chegam a criticar e discriminar o casal.

PUBLICIDADE

Preconceito maior entre as mulheres

Infelizmente, mesmo na atualidade, ainda existe preconceito em relação aos casais que apresentam discrepância entre as idades. Isso se intensifica ainda mais quando a mulher é a mais velha do relacionamento. Além de elas terem que lidar com os problemas comuns em qualquer relacionamento, ainda precisam superar o preconceito da sociedade.

Veja também: Namorar homem mais novo pode dar certo

O vice-presidente da República é uma prova de que o relacionamento pode dar certo.

Baseado no interesse

Quando a sociedade se depara a um casal que apresenta uma diferença significante de idade, a primeira atitude é criticar. Em muitos casos, chegam a afirmar que o relacionamento é baseado no “interesse financeiro”. O que muita gente esquece é que, independente do padrão social do casal, todos possuem interesse, mas não em fatores físicos e sim emocionais, como carinho, amor, compreensão, cumplicidade, companheirismo e compreensão.

Veja também: Existe idade certa para começar a namorar?

Devemos lembrar que as pessoas buscam o relacionamento para suprir suas carências, além de desejarem um companheiro que as respeite. Por isso, é preciso ignorar os comentários alheios, focando sempre na própria felicidade.

Diferença de idades

Quando nos relacionamos com alguém que possui uma idade superior, é preciso que tenhamos paciência para compreendê-lo e receber a mesma compreensão e carinho de volta. Por terem recebido educação de épocas distintas, tanto um quanto o outro deverão se conscientizar de que possuem suas peculiaridades e conceitos, também diferentes. Por isso, necessitam de muita calma e perseverança.

PUBLICIDADE
A compreensão e o diálogo são as chaves para um bom relacionamento.

O relacionamento entre pessoas com idades diferentes é mais complexo do que pode parecer. Isso se deve não só pelo preconceito existente, mas principalmente pelos conceitos formados entre os próprios parceiros. Assim, como todo casal, é necessário haver grande compreensão e cumplicidade entre ambos, para que o relacionamento tenha um “final feliz”.

Veja também: Existe idade certa pra casar?

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.