Dietas líquidas: saiba os prós e contras

PUBLICIDADE

Dietas líquidas: saiba os prós e contras desse tipo de programa de emagrecimento rápido, que tem ganhado um grande número de adeptos, interessados em eliminar aquelas gordurinhas indesejadas.

Dietas líquidas: saiba os prós e contras (Foto Ilustrativa)

As dietas líquidas consistem em substituir, durante alguns dias, o consumo de alimentos sólidos pela ingestão de líquidos (sucos, água, shakes, sopas, etc) com o objetivo de acelerar o emagrecimento.

Essas preparações são benéficas à saúde, ajudando a perder peso e a fortalecer o organismo como um todo. No entanto, os líquidos não devem ser a base da alimentação, devido à baixa quantidade de calorias que oferecem e ao fato de dispensarem a mastigação.

PUBLICIDADE

As melhores e piores dietas de 2015

Dietas líquidas: saiba os prós e contras

Os smoothies estão entre os principais integrantes das dietas líquidas (Foto Ilustrativa)

Os prós e contras das dietas líquidas são muitos. Por um lado, as refeições líquidas fazem bem ao corpo e são ótimas para emagrecer, graças às poucas calorias, auxiliando no controle do peso, isso se estiverem balanceadas (a composição precisa ser rica em vitaminas, proteínas e minerais e apresentar baixa quantidade de açúcar, sódio e gordura).

Entre as vantagens das dietas líquidas também estão o aumento da sensação de saciedade, proporcionado por determinados tipos de sucos, shakes, sopas e smoothies, permitindo um maior controle da fome, a desintoxicação que muitos sucos oferecem e a praticidade (são fáceis de preparar).

Dieta líquida, cardápio

PUBLICIDADE
As sopas também fazem sucesso entre os adeptos dessa dieta (Foto Ilustrativa)

Por outro lado, consumir somente líquidos não é recomendado, pois dessa forma o processo de mastigação, fundamental para o organismo, acaba sendo deixado de lado. Além disso, uma combinação errada de sucos e sopas pode ser prejudicial, ao eliminar nutrientes importantes e fornecer baixa quantidade de energia.

Outra das desvantagens da dieta líquida é que ela pode facilitar o ganho de peso pouco tempo depois de terminar o programa, já que não ensina a se alimentar corretamente. Dessa forma, muitos não resistem à primeira mordida após a dieta, e voltam a exagerar, ganhando novamente todo aquele peso que havia sido perdido.

A maneira correta de incluir os líquidos na dieta

O ideal é combinar a ingestão de líquidos e sólidos, para emagrecer saudável (Foto Ilustrativa)

Quando fazer dieta líquida e ter bons resultados

Ao invés de seguir uma dieta líquida restritiva, o ideal é combinar sucos, shakes e sopas com alimentos sólidos saudáveis, criando um cardápio balanceado. E para completar, faça atividades físicas regularmente, para ajudar no emagrecimento.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.