Dieta saudável para cães: dicas, cuidados

PUBLICIDADE

A alimentação saudável para cães é muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento. Todo cuidado é pouco na hora de escolher o cardápio do seu bichinho. Pensando nisso, selecionas dicas e cuidados com a dieta do seu cachorro.

A alimentação do seu cão deve ser rica em nutrientes e vitaminas. (Foto: divulgação)

Importância da dieta saudável para cães

A alimentação saudável é um dos principais itens para a saúde dos cães. Ela deve ser rica em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Tudo isso faz com que o cãozinho obtenha um pelo mais bonito, aumente sua resistência, diminua o tártaro e mau hálito, tenha um bom funcionamento intestinal e outros benefícios.

Na hora de escolher o cardápio dos cães é importante tomar muito cuidado, pois existem alguns alimentos que podem proporcionar mal-estar e deixá-los doentes. O mais indicado é optar pelo uso das rações que são feitas de forma balanceada de acordo com as necessidades de cada faixa etária dos cães.

PUBLICIDADE
A ração ideal para o seu cão deve ser escolhida de acordo com a faixa etária dele. (Foto: divulgação)

Leia também sobre os alimentos que fazem mal para os cães 

Dicas e cuidados na hora de como escolher a ração do seu cão

Existem rações específicas para atender as necessidades nutricionais de cada cão. Veja como deve ser essa dieta.

1. Cachorra prenhe: durante a gestação e amamentação, as fêmeas necessitam repor suas energias e proteínas. Portanto, a ração mais indicada é a rica em gorduras e minerais.

2. Filhote: até os primeiros 45 dias de vida os cãezinhos devem ser alimentados com leite materno. Depois desse período, deve-se adotar alimentação com rações específicas para filhotes. Elas contêm nutrientes que vão ajudá-lo a crescer mais forte e saudável. Nessa fase, os grãos devem ser umedecidos com água morna para facilitar a mastigação do pequeno.

PUBLICIDADE

3. Cão adulto: os animais pequenos e médios se tornam adultos após 1 ano de idade. Já os cães maiores, somente aos 16 meses de idade. Na fase adulta a ração deve ser menos calórica, para evitar que o cãozinho engorde. Outras características que devem se consideradas é a raça e atividade física do animal.

4. Cão órfão: os cãezinhos órfãos devem ser alimentados com um substituto do leite materno e nunca com leite de vaca, pois é muito fraco para os pequenos.

PUBLICIDADE

5. Cão obeso: o cão é considerado obeso quando seu peso excede 20% do peso ideal. O excesso de peso pode causar várias doenças, dentre elas o câncer. A dieta deve ser rica em fibras e conter poucas gorduras. O ideal é que o cãozinho se exercite para ajudar no controle do peso.

6. Cão idoso: acima dos 7 anos, os cães de grande porte se tornam idosos. Já os pequenos aos 10 anos e os de médio porte entre 7 e 12 anos. Nesse período a ração consumida pelo bichinho deve ser hipocalórica e deve conter ingredientes que previnem o envelhecimento e outras alterações.

A dieta dos cães deve ser balanceada para que eles cresçam fortes e saudáveis. (Foto: divulgação)

Veja também o que fazer quando seu cão está sem apetite 

PUBLICIDADE

A dieta dos cães deve ser baseada em uma alimentação saudável para garantir um crescimento e desenvolvimento adequados. O ideal é optar por rações específicas para cada faixa etária, levando em consideração as necessidades nutricionais do cãozinho. O mais indicado é consultar um médico veterinário para indicar qual a melhor dieta para seu animalzinho de estimação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.