Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dieta líquida, cardápio

A dieta baseada em líquidos auxilia na eliminação de toxinas do organismo e também na perda de peso, mas é bastante restritiva.
Por Editorial MDT -

A Dieta Líquida é uma boa opção de programa alimentar para emagrecer rápido, podendo contribuir para eliminar 3 kg em 5 dias. Se você quer saber mais a respeito dessa dieta, não deixe de conferir a matéria a seguir, que traz várias dicas para quem quer eliminar as gordurinhas extras.

Dieta líquida, cardápio (Foto Ilustrativa)

Como o próprio nome diz, essa dieta baseada em líquidos exclui a ingestão de alimentos sólidos, mas nem por isso deixa de ser nutritiva, já que inclui refeições líquidas saudáveis preparadas com frutas, verduras, legumes e cereais.

Bastante utilizada por pessoas que precisam perder peso rápido, ela faz parte da lista das dietas restritivas, e por isso precisa ser feita com muito cuidado e acompanhada por um médico ou nutricionista, para evitar que apareçam alguns problemas.

Dieta Líquida, cardápio

Os chás podem fazer parte do cardápio da dieta líquida (Foto Ilustrativa)

Como funciona a dieta líquida? De maneira geral, quem opta por essa dieta passa alguns dias consumindo apenas líquidos, que podem ser sopas, sucos, chás, iogurtes, caldos, mel, leite, água e suplementos alimentares, entre outros produtos, criando um cardápio que pode ter de 1.000 a 1.500 calorias diárias.

Um dos benefícios da dieta líquida é justamente a perda de peso imediata, que acontece devido ao corte abrupto de calorias consumidas diariamente. Vale destacar também que ela funciona como uma dieta detox, ajudando a eliminar toxinas do organismo.

Por outro lado, há as desvantagens da dieta líquida, como desequilíbrios hormonais, metabolismo fraco, tonturas, irritabilidade e stress, entre outras coisas, que acontecem por causa da baixa quantidade de nutrientes consumidos.

Como ela é muita restritiva, a duração da dieta líquida não deve ultrapassar cinco dias. Caso seja seguida por mais dias podem aparecer diversas desvantagens e até mesmo acontecer o acúmulo de gorduras e o consequente ganho de peso (o organismo passa a estocar gordura ao invés de queimá-la, para se proteger da restrição alimentar).

Dieta Líquida sugestões de cardápio

Iogurtes também não podem ficar de fora (Foto Ilustrativa)

Separamos algumas sugestões de cardápio para dieta líquida. Confira:

1. Café da manhã

  • Vitamina feita com 1 fatia de mamão, 1 colher de sopa de linhaça e 200 ml de leite de soja;
  • Suco de 1 laranja com 1 fatia de mamão papaia e 1 colher de aveia.

2. Lanche da manhã

  • 1 copo de iogurte desnatado sabor frutas (200ml);
  • 1 copo de 200ml de suco de salada de frutas;
  • 1 xícara de café com leite desnatado.

3. Almoço

  • 1 prato de sopa de legumes (batata, brócolis, cenoura);
  • 1 prato de sopa de mandioca com carne (bovina ou frango);

4. Lanche da tarde

  • 1 pote de iogurte desnatado batido com 3 ameixas secas;
  • 1 copo de vitamina de maçã, banana e leite;
  • 1 copo de suco de fruta natural (escolha a de sua preferência);

5. Jantar

  • 1 prato de sopa de legumes com 2 colheres de aveia;
  • 1 prato de sopa de abóbora com carne de frango;
  • 1 prato de sopa de chuchu, batata, beterraba e carne bovina.

6. Ceia

  • 1 copo de leite desnatado (200 ml);
  • 1 copo de suco de 3 morango batidos com leite (200 ml);
  • 1 copo de suco de abacaxi com morango (200 ml).

Dieta Líquida cuidados

Sucos naturais são outro item fundamental no cardápio baseado em líquidos (Foto Ilustrativa)

Devido à sua característica restritiva, é preciso ter alguns cuidados ao fazer dieta líquida, como não ultrapassar os cinco dias seguindo esse programa alimentar. O acompanhamento médico também é essencial para obter os resultados desejados.

Como oferece perda de peso rápida, ela é muito recomendada para quem precisa enxugar alguns quilinhos para passar por procedimentos cirúrgicos (cirurgia no estômago, intestino, etc) e para pessoas que sofrem com problemas para mastigar ou para engolir alimentos sólidos.

Para quem está à procura de uma dieta para emagrecer, a principal dica é dar continuidade ao processo de emagrecimento optando por uma alimentação balanceada, de preferência indicada por um nutricionista, após fazer a dieta com líquidos, e não se esquecer de incluir os exercícios físicos à rotina diária.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL