Menu

Bem Estar

Atualizado em 30 de junho de 2013, às 9:40 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Dieta do jejum: como fazer, como funciona

A dieta do jejum defende a ideia de ficar até dez dias sem comer para perder peso.

A dieta do jejum prolongado é uma novidade que está fazendo sucesso entre as brasileiras que desejam emagrecer. O regime assume caráter restritivo, mas promete resultados rápidos. Algumas celebridades já apostam na dieta do jejum para obter a boa forma física, como é o caso da jornalista Glória Maria e as atrizes Gwyneth Paltrow e Salma Hayek.

638162 Dieta do jejum como fazer como funciona Dieta do jejum: como fazer, como funcionaMuitos estão apostando no jejum como uma forma de perder peso. (Foto:Divulgação)

Como funciona a dieta do jejum?

Os criadores da dieta do jejum defendem a ideia de ficar um, dois, três e até dez dias sem se alimentar. Com esta medida, o organismo pode ser desintoxicado, facilitando a perda de peso.

Quem para de comer por uns dias para emagrecer também acredita que a dieta baixa os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de melhorar as funções cognitivas do cérebro.

As pessoas que fazem a dieta do jejum adotam algumas medidas para não ‘morrer’ de fome. Glória Maria, por exemplo, passou a tomar xarope e vitaminas.

Os perigos da dieta do jejum

A dieta do jejum foge totalmente dos conselhos dos nutricionistas, afinal, ela não respeita a regra de comer de três em três horas, em porções equilibradas.  Os críticos acreditam que a restrição alimentar que está na moda não traz benefício algum, nem mesmo a perda de gordura.

A privação total da alimentação para emagrecer pode resultar em sérios problemas de saúde. Sem alimentos para obter nutrientes essenciais, o corpo passa a trabalhar apenas com reservas. Na escassez de recursos, a gordura é a última fonte procurada pelo organismo para obter energia.

638162 Dieta do jejum como fazer como funciona 2 Dieta do jejum: como fazer, como funcionaFicar sem comer por muito tempo oferece riscos à saúde. (Foto:Divulgação)

A economia de energia feita pelo corpo gera sérios impactos, como problemas renais e diabetes. A pessoa que passa muito tempo sem se alimentar também sofre com irritabilidade, dores de cabeça, fraqueza, alteração de humor e desmaios.

Quem faz a dieta do jejum corre o risco de perder músculos e elementos do próprio sangue. Este tipo de carência faz com que o organismo fique vulnerável às infecções.

A melhor forma de perder peso não é deixando de comer. O indivíduo deve procurar um nutricionista e pedir a elaboração de um cardápio balanceado. O mix de carnes, frutas, verduras, legumes e cereais garante a quantidade necessária de carboidratos, proteínas e gorduras, nutrientes fundamentais para manter a boa forma e viver saudável.

638162 Dieta do jejum como fazer como funciona 1 Dieta do jejum: como fazer, como funcionaExistem outras formas mais saudáveis do que o jejum para emagrecer. (Foto:Divulgação)

Em alguns casos, é necessário realizar um check-up para conhecer as reais condições do organismo. Além da dieta equilibrada, também e fundamental praticar atividades físicas regularmente e outros hábitos que emagrecem.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.