Bem Estar

Dieta do jejum: como fazer, como funciona

Por Isah

A dieta do jejum prolongado é uma novidade que está fazendo sucesso entre as brasileiras que desejam emagrecer. O regime assume caráter restritivo, mas promete resultados rápidos. Algumas celebridades já apostam na dieta do jejum para obter a boa forma física, como é o caso da jornalista Glória Maria e as atrizes Gwyneth Paltrow e Salma Hayek.

Muitos estão apostando no jejum como uma forma de perder peso. (Foto:Divulgação)

Como funciona a dieta do jejum?

Os criadores da dieta do jejum defendem a ideia de ficar um, dois, três e até dez dias sem se alimentar. Com esta medida, o organismo pode ser desintoxicado, facilitando a perda de peso.

Quem para de comer por uns dias para emagrecer também acredita que a dieta baixa os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de melhorar as funções cognitivas do cérebro.

As pessoas que fazem a dieta do jejum adotam algumas medidas para não ‘morrer’ de fome. Glória Maria, por exemplo, passou a tomar xarope e vitaminas.

Os perigos da dieta do jejum

A dieta do jejum foge totalmente dos conselhos dos nutricionistas, afinal, ela não respeita a regra de comer de três em três horas, em porções equilibradas.  Os críticos acreditam que a restrição alimentar que está na moda não traz benefício algum, nem mesmo a perda de gordura.

A privação total da alimentação para emagrecer pode resultar em sérios problemas de saúde. Sem alimentos para obter nutrientes essenciais, o corpo passa a trabalhar apenas com reservas. Na escassez de recursos, a gordura é a última fonte procurada pelo organismo para obter energia.

Ficar sem comer por muito tempo oferece riscos à saúde. (Foto:Divulgação)

A economia de energia feita pelo corpo gera sérios impactos, como problemas renais e diabetes. A pessoa que passa muito tempo sem se alimentar também sofre com irritabilidade, dores de cabeça, fraqueza, alteração de humor e desmaios.

Quem faz a dieta do jejum corre o risco de perder músculos e elementos do próprio sangue. Este tipo de carência faz com que o organismo fique vulnerável às infecções.

A melhor forma de perder peso não é deixando de comer. O indivíduo deve procurar um nutricionista e pedir a elaboração de um cardápio balanceado. O mix de carnes, frutas, verduras, legumes e cereais garante a quantidade necessária de carboidratos, proteínas e gorduras, nutrientes fundamentais para manter a boa forma e viver saudável.

Existem outras formas mais saudáveis do que o jejum para emagrecer. (Foto:Divulgação)

Em alguns casos, é necessário realizar um check-up para conhecer as reais condições do organismo. Além da dieta equilibrada, também e fundamental praticar atividades físicas regularmente e outros hábitos que emagrecem.

Recomendado para você
Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Comentários
  1. adriana disse:

    estou seguindo a dieta do jejum 5:2 conforme o livro do Dr. Mosley, seguindo bem a as regras e emageci 3 kg em 3 meses sem dimiuir nada nos outros dias. 2 dias de dança de ventre um dia de quitaçõa. Perdi 4, 5 kg de gorrdura e ganhei 1, 5 de musculo. Exames de sangue excelentes. Se tem uma boa alimentação e seguir asregras funciona sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *