Menu

Bem Estar

Atualizado em 21 de maio de 2013, às 16:58 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Dieta do carboidrato: como funciona

A dieta sem carboidratos promete emagrecimento rápido, mas pode prejudicar a saúde.

Quem deseja emagrecer e conquistar a boa forma física, normalmente aposta em dietas milagrosas. As restrições alimentares, no entanto, podem prejudicar a saúde quando não realizadas com as orientações de um nutricionista.

624101 Como funciona a dieta do carboidrato 1 Dieta do carboidrato: como funciona A dieta do carboidrato sustenta a promessa de emagrecimento rápido. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como consumir carboidratos sem prejudicar a dieta

Uma das dietas que fazem sucesso entre as mulheres é a dos carboidratos. Este regime revolucionário foi desenvolvido pelo Dr. Robert Atkins e já conquistou muitos adeptos, inclusive as celebridades.

Ao cortar carboidratos da dieta, o indivíduo deixa de consumir batatas, massas, feijão, arroz, lentilha, aveia, doces e alguns tipos de frutas. A escassez do nutriente é substituída por grandes quantidades de alimentos ricos em proteínas e gorduras.

A dieta sem carboidratos: como funciona?

O carboidrato é a maior fonte de energia do organismo. Quando o consumo deste nutriente sofre uma redução, o corpo se vê obrigado a buscar energia em outras fontes, como proteínas e gorduras. Desta forma, a restrição de carboidratos na dieta contribui com a perda de peso.

624101 Como funciona a dieta do carboidrato Dieta do carboidrato: como funciona O consumo de proteínas e gorduras é maior. (Foto:Divulgação)

A dieta sem carboidratos é desenvolvida em fases:

1. Primeiro o indivíduo deve cortar todos os alimentos com carboidratos do seu cardápio. A quantidade limite é de apenas 20 gramas do nutriente por dia. O consumo de carnes, queijos e alimentos ricos em gorduras é liberado.;

2. A segunda fase da dieta permite incluir algumas fontes de carboidratos, mas sem exagero. A pessoa poderá perceber qual o limite máximo que ainda resulta em emagrecimento;

3. A fase três, conhecida como pré-manutenção, permite o aumento no consumo de carboidratos até a quantidade que interrompa a perda de peso;

4. Na última etapa, a dieta já permite incluir uma variedade de alimentos no cardápio.

Vantagens e desvantagens da dieta do carboidrato

A dieta do carboidrato é vantajosa porque resulta em emagrecimento rápido. Os seus resultados são mais evidentes do que os regimes que reduzem o valor calórico ou de gordura. No entanto, as restrições alimentares podem resultar em sérios prejuízos para a saúde.

624101 Como funciona a dieta do carboidrato 2 Dieta do carboidrato: como funciona Excluir os carboidratos da dieta pode prejudicar a saúde. (Foto:Divulgação)

A falta de carboidratos no organismo conduz para um quadro de cetose. Este problema pode causar náuseas, mau hálito, fadiga, tontura e desidratação. A dieta também costuma ser pobre em fibras, o que pode resultar em constipação intestinal. O consumo de alimentos gordurosos também faz com que a concentração de gordura no sangue aumente.

Devido ao cardápio restritivo, a dieta dos carboidratos não deve ser seguida por longos períodos. Ela também não é capaz de ensinar a comer adequadamente.

Veja também: Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos