Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dietas > Dieta da sopa: como funciona?

Dieta da sopa: como funciona?

Por Andre

Dieta da sopa: como funciona? Para conhecer melhor esse famoso programa para a perda de peso, confira a matéria especial que preparamos, com detalhes bastante interessantes a respeito da popular dieta.

Dieta da Sopa: como funciona? (Foto: Pixabay)

Sucesso no Brasil há vários anos, a dieta da sopa tem várias versões (Dieta da Sopa de Repolho, Dieta da Sopa do Hospital do Coração, etc), mas a única diferença entre elas, de modo geral, é a receita de sopa utilizada.

Ela consiste em uma boa opção para perder peso rápido (algumas pessoas chegam a emagrecer 5 kg em uma semana, conforme relatos), sendo indicada geralmente para quem está com problemas relacionados ao peso extra, já que atua efetivamente na queima de gordura abdominal.

Dieta da sopa: como funciona?

A sopa deve ser consumida no almoço e no jantar, pelo menos (Foto: Pixabay)

Como funciona a dieta da sopa? Esse programa alimentar propõe substituir o cardápio do almoço e do jantar por sopas de legumes e verduras, durante uma semana, ao mesmo tempo em que se prioriza alimentos saudáveis no café da manhã, lanches e sobremesa.

A sopa para emagrecer pode trazer alimentos como tomate, cebola, alho-poró, espinafre, repolho, nabo, aipo, brócolis, alcachofra, chicória, beterraba e pimentas, entre outros, sendo preparada com pouca ou nenhuma gordura e levemente temperada.

O ideal é picar legumes e verduras em pequenos pedaços e não bater no liquidificador, pois assim você promove a mastigação. Algo que você também pode fazer é incrementar a sopa com aveia, ovos batidos, purê de batata e até pedaços de frango, atum ou carne, mas sem exagerar.

Caso você decida prolongar essa dieta por mais de duas semanas, é recomendado procurar um médico ou nutricionista, para elaborar um cardápio que suprirá as deficiências nutricionais provocadas pela mudança nos hábitos alimentares. E para melhores resultados, lembre-se sempre de fazer atividades físicas com regularidade.

Dieta da sopa alimentos permitidos

A dieta deve ter ainda vários outros produtos saudáveis (Foto: Pixabay)

A dieta da sopa emagrece, mas para que ela funcione, não basta apenas substituir o almoço e a janta por porções de sopa. Você também deve optar por um cardápio saudável durante todo o dia.

Coma muita fruta, legumes e verduras, beba bastante água, sucos naturais e chás. Alguns dos outros alimentos permitidos no regime são arroz integral, carne magra, peixes, iogurte, azeite de oliva extra virgem e leite desnatado.

E por outro lado, evite alimentos gordurosos, massas, cereais, pizza, açúcar, frituras, álcool, manteiga e embutidos, além de outros itens nada saudáveis. As sopas industrializadas também devem ser evitadas.

Dieta da sopa benefícios

A sopa emagrece e traz outros benefícios (Foto: Pixabay)

Além de facilitar o emagrecimento, há outros benefícios da dieta da sopa, como melhoria do trato intestinal, promove maior absorção de nutrientes e realiza a desintoxicação do fígado, rins e intestino.

Mesmo com essas vantagens, vale lembrar que seguir essa dieta por um longo período pode resultar na perda de massa muscular e em outros problemas.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Recomendado para você
Comentários