Menu
Você está em: MundoDasTribos > Dieta da Proteína: Alimentos permitidos e proibidos

Uma das dietas mais utilizadas atualmente é a da proteína. Conheça quais os alimentos permitidos e proibidos nesse regime.

A dieta da proteína é um método de emagrecimento capaz de eliminar até 7 quilos em apenas 14 dias. A ideia empregada nesse estilo de alimentação é simples: diminuir o consumo de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas.

A dieta da proteína ajuda a eliminar os quilos indesejados. (Foto: Divulgação)

Benefícios da Dieta das Proteínas

O cardápio baseado em alimentos ricos em proteínas é recomendado para as pessoas que desejam ganhar massa muscular. A seleção dos alimentos também é ideal para queimar gorduras de forma saudável e acelerar o metabolismo.

Os alimentos com grandes quantidades de proteínas demoram mais tempo para serem digeridos pelo organismo. Desta forma, eles estimulam a sensação de saciedade e também são capazes de evitar o consumo compulsivo de doces.

Ao passo que a digestão se torna mais demorada, o organismo usa a gordura para produzir energia. Este processo resulta, então, na perda de peso.

Resumindo, a dieta da proteína reduz o apetite, favorece a construção dos músculos, queima calorias e acelera o metabolismo. Ela é a melhor estratégia para reduzir o peso em curto prazo.

Alerta sobre a dieta das proteínas

A dieta das proteínas não é recomendada para as pessoas que costumam praticar atividades físicas. A ausência de carboidratos no organismo pode dificultar a renovação de energias, que foram comprometidas pela prática de exercícios.

O consumo limitado de carboidratos aumenta a liberação de corpos cetônicos, resultando assim no mau-hálito. As restrições alimentares da dieta da proteína também resulta em tontura, fraqueza e desmaio. A ausência de fibras no organismo, por sua vez, causa constipação intestinal.

O consumo exagerado de proteínas pode sobrecarregar os rins, principalmente quando a dieta é realizada por um longo tempo. O indivíduo tem chances de apresentar um quadro de insuficiência renal.

Como fazer a dieta da proteína?

A dieta valoriza alimentos ricos em proteínas. (Foto: Divulgação)

A dieta da proteína, também chamada de Método Dukan, é um programa de emagrecimento desenvolvido em quatro fases, mas antes de fazer qualquer dieta procure um médico especialista. Confira:

1ª Fase: é necessário consumir exclusivamente alimentos com proteínas, como carnes magras, ovos, queijo, iogurte sem gordura e leite desnatado. Esta primeira etapa de “ataque” dura de 5 a 10 dias.

2ª Fase: os legumes e as verduras ganham espaço no cardápio. A pessoa deve consumir só proteínas em um dia e, no outro, recorrer aos legumes e verduras. Todos os ingredientes deste grupo alimentar são bem-vindos, exceto batata e aipim.

3ª fase: nesta etapa, as frutas e pequenas porções de massas integrais estão liberadas. A cada quilo eliminado na fase anterior, somam-se mais 10 dias ao tempo de regime.

4ª Fase: já é possível adotar uma alimentação normal, mas, em pelo menos um dia da semana, é recomendado repetir o cardápio restritivo da primeira fase. Esta etapa se revela muito importante para manter o peso e não voltar a engordar.

Alimentos permitidos na Dieta da Proteína

Todos os tipos de carnes são permitidos. (Foto: Divulgação)

Abobrinha verde;
Acelga;
Agrião;
Água com gás;
Alface;
Aspargos;
Atum;
Aves;
Azeite;
Azeitona com tempero;
Bacalhau;
Bacon;
Berinjela;
Brócolis;
Camarão;
Caranguejo;
Carnes;
Caviar;
Cebola;
Cenoura;
Chicória;
Chuchu;
Cogumelo;
Couve;
Couve-flor;
Espinafre;
Frango;
Jiló;
Lagosta;
Limão;
Linguiça;
Manteiga;
Margarina;
Mexilhões;
Nabo;
Omelete;
Ostra;
Ovos;
Peixe;
Pepino;
Pimenta;
Pimentão;
Presunto;
Queijos industrializados;
Quiabo;
Rabanete;
Repolho;
Sal;
Salada verde;
Salaminho;
Salsa;
Sashimi;
Sopa de legumes;
Sukiaki sem macarrão;
Tomate;
Vagem.

Alimentos não permitidos

Bolachas e outras guloseimas devem ser evitadas. (Foto: Divulgação)

Abóbora;
Açúcar;
Adoçantes com Frutose ou Lactose;
Almôndegas;
Ameixa;
Amêndoa;
Amendoim;
Amidos;
Arroz;
Balas diet;
Balas;
Banana;
Batata;
Beterraba;
Biscoito;
Bolachas;
Bolos;
Caju;
Caqui;
Cará;
Carboidratos;
Castanha;
Catchup;
Catupiry;
Cereais;
Chicletes;
Coco;
Doces;
Ervilhas;
Farinha;
Feijão;
Figos;
Frutas em geral;
Frutas Secas;
Geleia;
Grão-de-bico;
Jaca;
Leite;
Lentilha;
Macarrão;
Mandioca;
Marmelo;
Massas em Geral;
Mel;
Milho;
Mortadela;
Nêspera;
Panquecas;
Pão;
Passas;
Petiscos;
Pomarola;
Pomodoro;
Queijo Fresco e Mineiro;
Salsicha;
Soja;
Sorvetes;
Suco de Frutas;
Tâmara;
Tâmaras;
Tamarindo;
Trigo;
Uva;
iogurte.

Bebidas permitidas

Água Tônica Diet;
Café amargo ou com adoçante;
Chá de Ervas com adoçante;
Chá;
Chá-Mate;
Refrigerantes Light (em poucas quantidades).

Bebidas não permitidas

Achocolatados;
Água de Coco;
Água Tônica;
Iogurte;
Leite;
Refrigerantes;
Sucos em caixinha e caseiros de qualquer sabor;
Vinho;

Vídeos sobre a dieta das proteínas

Uma dieta que funciona

Não se pode negar que a dieta da proteína trás resultados rápidos desde que seguida com exatidão. É uma dieta restritiva de carboidratos. Para entender isso basta observar a diferença de ingestão de uma dieta comum para a dieta da proteína.

Em uma dieta normal o consumo permitido de carboidratos é de 200 gramas diários, na dieta do doutor Atkins esse consumo cai para 20 gramas diárias.

Segundo a sociedade Brasileira de Diabéticos um copo de iogurte ou uma banana pequena possuem 15 gramas de carboidratos.

Alguns perigos da dieta da proteína

É importante lembrar que esta dieta não é recomendada para pessoas que praticam esportes. Além disso é recomendável que a cada quinze dias se interrompa a dieta, pois a baixa ingestão de carboidratos pode ser prejudicial. Alguns dos sintomas da falta de carboidratos são dores de cabeça, náuseas, fraqueza, tonturas e raciocínio lento.

Conhecendo a dieta do doutor Atkins

Como já foi dito, a dieta é composta de proteínas e do consumo quase inexistente de carboidratos. Seguindo-a rigorosamente perda de peso é garantida. É importante apenas seguir as instruções e evitar as comidas proibidas a todo custo.

A baixo estão os alimentos permitidos e proibidos para você que deseja tentar a dieta das proteínas.

Alimentos Permitidos

Abobrinha verde, Acelga, Agrião, Água com gás, Água Natural, Água Tônica Diet, Alface, Aspargos, Atum, Aves, Azeite, Azeitona com tempero, Bacalhau, Bacon, Berinjela, Brócolis, Café, Camarão, Caranguejo, Carne em geral, Caviar, Cebola como temper, Chá (cidreira, mate,etc…), Chicória, Chuchu, Club-Soda, Coca Light, Cogumelo, Couve, Couve-flor, Espinafre, Frango, Gelatina Diet (Doce-Menor, Açucryl, Adocyl, só), Guaraná diet, Jiló, Lagosta, Limão, Lingüiça, Manteiga, Margarina, Mexilhões, Nabo, Omelete, Ostra, Ovos (fritos, cozidos, mexidos , omeletes), Ovos cozidos, Peixe, Pepino, Pepsi Light,Pimenta, Pimentão, Presunto, Queijos, Quiabo, Rabanete,Repolho, Sal, Salada verde, Salaminho, Tomate (até 3 por dia) e Trident.

Alimentos Proibidos

Abóbora, Açúcar, Adoçantes com Frutose, Adoçantes com Lactose, Água Tônica, Almôndegas, Amendoim, Amidos, Arroz, Balas, Balas diet, Banana, Batata, Beterraba, Biscoito, Bolachas, Bolos, Caju, Cará, Carboidratos, Catchup, Catupiry, Cereais, Chiclets, Doces, Ervilhas, Fanta Diet, Farinha, Feijão, Figos, Frutas, Frutas Secas, Gelatina (Oatker Diet), Gelatinas (Royal Diet), Geléia, Leite, Leite Desnatado, Macarrão, Mandioca, Massas em Geral, Mel,  Milho, Mortadela, Panquecas, Pão, Passas, Petiscos, Pomarola, Pomodoro e Salsarette.

E então, gostou da dieta? Que tal começar o ano em busca da boa forma? Com a dieta da proteína você emagrece sem passar fome, o que acha de tentar?

 

Conhecendo os alimentos que podem e não podem ser consumidos, fica mais fácil elaborar o cardápio da dieta das proteínas sempre com auxílio de um médico.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL