Menu

Bem Estar

Atualizado em 21 de março de 2014, às 15:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dieta da Proteína: Alimentos permitidos e proibidos

Uma das dietas mais utilizadas atualmente é a da proteína. Conheça quais os alimentos permitidos e proibidos nesse regime.

A dieta da proteína é um método de emagrecimento capaz de eliminar até 7 quilos em apenas 14 dias. A ideia empregada nesse estilo de alimentação é simples: diminuir o consumo de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas.

380197 Dieta da Proteína Alimentos permitidos e proibidos Dieta da Proteína: Alimentos permitidos e proibidosA dieta da proteína ajuda a eliminar os quilos indesejados. (Foto: Divulgação)

Benefícios da Dieta das Proteínas

O cardápio baseado em alimentos ricos em proteínas é recomendado para as pessoas que desejam ganhar massa muscular. A seleção dos alimentos também é ideal para queimar gorduras de forma saudável e acelerar o metabolismo.

Os alimentos com grandes quantidades de proteínas demoram mais tempo para serem digeridos pelo organismo. Desta forma, eles estimulam a sensação de saciedade e também são capazes de evitar o consumo compulsivo de doces.

Ao passo que a digestão se torna mais demorada, o organismo usa a gordura para produzir energia. Este processo resulta, então, na perda de peso.

Resumindo, a dieta da proteína reduz o apetite, favorece a construção dos músculos, queima calorias e acelera o metabolismo. Ela é a melhor estratégia para reduzir o peso em curto prazo.

Alerta sobre a dieta das proteínas

A dieta das proteínas não é recomendada para as pessoas que costumam praticar atividades físicas. A ausência de carboidratos no organismo pode dificultar a renovação de energias, que foram comprometidas pela prática de exercícios.

O consumo limitado de carboidratos aumenta a liberação de corpos cetônicos, resultando assim no mau-hálito. As restrições alimentares da dieta da proteína também resulta em tontura, fraqueza e desmaio. A ausência de fibras no organismo, por sua vez, causa constipação intestinal.

O consumo exagerado de proteínas pode sobrecarregar os rins, principalmente quando a dieta é realizada por um longo tempo. O indivíduo tem chances de apresentar um quadro de insuficiência renal.

Como fazer a dieta da proteína?

380197 Dieta da Proteína Alimentos permitidos e proibidos 3 Dieta da Proteína: Alimentos permitidos e proibidosA dieta valoriza alimentos ricos em proteínas. (Foto: Divulgação)

A dieta da proteína, também chamada de Método Dukan, é um programa de emagrecimento desenvolvido em quatro fases. Confira:

1ª Fase: é necessário consumir exclusivamente alimentos com proteínas, como carnes magras, ovos, queijo, iogurte sem gordura e leite desnatado. Esta primeira etapa de “ataque” dura de 5 a 10 dias.

2ª Fase: os legumes e as verduras ganham espaço no cardápio. A pessoa deve consumir só proteínas em um dia e, no outro, recorrer aos legumes e verduras. Todos os ingredientes deste grupo alimentar são bem-vindos, exceto batata e aipim.

3ª fase: nesta etapa, as frutas e pequenas porções de massas integrais estão liberadas. A cada quilo eliminado na fase anterior, somam-se mais 10 dias ao tempo de regime.

4ª Fase: já é possível adotar uma alimentação normal, mas, em pelo menos um dia da semana, é recomendado repetir o cardápio restritivo da primeira fase. Esta etapa se revela muito importante para manter o peso e não voltar a engordar.

Alimentos permitidos na Dieta da Proteína

380197 Dieta da Proteína Alimentos permitidos e proibidos 1 Dieta da Proteína: Alimentos permitidos e proibidosTodos os tipos de carnes são permitidos. (Foto: Divulgação)

Abobrinha verde;
Acelga;
Agrião;
Água com gás;
Alface;
Aspargos;
Atum;
Aves;
Azeite;
Azeitona com tempero;
Bacalhau;
Bacon;
Berinjela;
Brócolis;
Camarão;
Caranguejo;
Carnes;
Caviar;
Cebola;
Cenoura;
Chicória;
Chuchu;
Cogumelo;
Couve;
Couve-flor;
Espinafre;
Frango;
Jiló;
Lagosta;
Limão;
Linguiça;
Manteiga;
Margarina;
Mexilhões;
Nabo;
Omelete;
Ostra;
Ovos;
Peixe;
Pepino;
Pimenta;
Pimentão;
Presunto;
Queijos industrializados;
Quiabo;
Rabanete;
Repolho;
Sal;
Salada verde;
Salaminho;
Salsa;
Sashimi;
Sopa de legumes;
Sukiaki sem macarrão;
Tomate;
Vagem.

Alimentos não permitidos

380197 Dieta da Proteína Alimentos permitidos e proibidos 2 Dieta da Proteína: Alimentos permitidos e proibidosBolachas e outras guloseimas devem ser evitadas. (Foto: Divulgação)

Abóbora;
Açúcar;
Adoçantes com Frutose ou Lactose;
Almôndegas;
Ameixa;
Amêndoa;
Amendoim;
Amidos;
Arroz;
Balas diet;
Balas;
Banana;
Batata;
Beterraba;
Biscoito;
Bolachas;
Bolos;
Caju;
Caqui;
Cará;
Carboidratos;
Castanha;
Catchup;
Catupiry;
Cereais;
Chicletes;
Coco;
Doces;
Ervilhas;
Farinha;
Feijão;
Figos;
Frutas em geral;
Frutas Secas;
Geleia;
Grão-de-bico;
Jaca;
Leite;
Lentilha;
Macarrão;
Mandioca;
Marmelo;
Massas em Geral;
Mel;
Milho;
Mortadela;
Nêspera;
Panquecas;
Pão;
Passas;
Petiscos;
Pomarola;
Pomodoro;
Queijo Fresco e Mineiro;
Salsicha;
Soja;
Sorvetes;
Suco de Frutas;
Tâmara;
Tâmaras;
Tamarindo;
Trigo;
Uva;
iogurte.

Bebidas permitidas

Água Tônica Diet;
Café amargo ou com adoçante;
Chá de Ervas com adoçante;
Chá;
Chá-Mate;
Refrigerantes Light (em poucas quantidades).

Bebidas não permitidas

Achocolatados;
Água de Coco;
Água Tônica;
Iogurte;
Leite;
Refrigerantes;
Sucos em caixinha e caseiros de qualquer sabor;
Vinho;

Vídeos sobre a dieta das proteínas

Conhecendo os alimentos que podem e não podem ser consumidos, fica mais fácil elaborar o cardápio da dieta das proteínas.