Menu
Você está em: MundoDasTribos > Dieta com pouca gordura alivia sintomas da menopausa

Uma alimentação com pouco teor de gordura reduz os principais sintomas da menopausa, diz pesquisa.
 

Reduzir a quantidade de gordura na alimentação afasta sintomas clássicos da menopausa. (Foto:Divulgação)

A menopausa é um período biológico natural enfrentado pelo organismo feminino, sendo comum na faixa etária de 45 e 60 anos. Esta fase tem como principal característica a diminuição das funções dos ovários devido à baixa produção de estrógeno, resultando em ciclos menstruais irregulares.

 

A mulher que enfrenta a menopausa costuma apresentar alguns sintomas típicos, como calorões repentinos, oscilações de humor, insônia, suores e ganho de peso. Entretanto, a alimentação correta é grande aliada contra sintomas da menopausa.

Alimentação com pouca gordura reduz sintomas da menopausa

Um estudo recente, que avaliou mais de 17 mil mulheres na menopausa e que faziam reposição hormonal, constatou que uma dieta alimentar com baixo teor de gordura reduz os sintomas típicos deste período. Das voluntárias que participaram da pesquisa, 40% adotaram uma dieta saudável, rica em frutas, hortaliças e cereais integrais. Já o restante, continuou a consumir alimentos como de costume, inclusive grandes quantidades de gordura.

Cardápio rico em frutas, hortaliças e cereais integrais é indicado para mulheres que enfrentam a menopausa. (Foto:Divulgação)

Após as participantes relatarem com detalhes as ondas de calor e os suores noturnos, descobriu-se que o grupo de mulheres que se submeteu a uma dieta saudável estava 14% menos propenso a desenvolver os sintomas da menopausa. A diferença foi mantida, mesmo considerando fatores como tabagismo e peso. A pesquisa ainda mostrou que as voluntárias que adotaram a dieta conseguiram emagrecer ou manter o peso de forma superior àqueles que conservaram os hábitos alimentares costumeiros.

Segundo Candyce H. Kroenke, autora da pesquisa e pesquisadora da Kaiser Permanente de Oakland, na Califórnia, é necessário realizar novos estudos para descobrir os principais aspectos da dieta que estão associados à redução dos sintomas. Entretanto, ela acredita que a perda de peso seja uma forma eficaz de reduzir a incidência de ondas de calor.

Cardápio contra os sintomas da menopausa

Alguns alimentos específicos combatem os males da menopausa. (Foto:Divulgação)

Além de reduzir a quantidade de gordura na dieta, a inclusão de alguns alimentos também pode contribuir com o combate aos sintomas clássicos da menopausa. Confira a seguir sugestões de itens para compor o cardápio contra a menopausa:

– Soja: rico em isoflavona, substância que substitui o estrógeno no organismo, o grão contribui com o equilíbrio hormonal.

– Leite e derivados: a osteopenia, que consiste na diminuição da densidade mineral dos ossos, é comum durante a menopausa e pode desencadear um quadro de osteoporose. Ao consumir leite e derivados, o organismo conta com mais cálcio e evita esta patologia.

– Peixe: o consumo deste alimento supre a deficiência de magnésio no organismo, combatendo sintomas como fadiga e depressão.

– Cereais integrais, ovos e grãos: melhoram o bem-estar.

– Vegetais escuros: reduz risco de câncer de mama.

Saiba mais: Menopausa – alimentos favoráveis

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL