Menu

Saúde

Atualizado em 10 de agosto de 2011, às 15:30 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas sobre Métodos Anticoncepcional

243871 Dicas sobre Métodos Anticoncepcional a Dicas sobre Métodos Anticoncepcional

Dicas sobre Métodos Anticoncepcional

Nos dias de hoje apesar da facilidade de se chegar as informações, muitos adolescentes não sabem e tem milhares de duvidas, quando falamos dos métodos anticoncepcional, por esse motivo que hoje viemos trazer algumas dicas sobre os métodos anticoncepcionais, e falando um pouco de cada um, e explicando a serventia dos mesmos, confira.

É importante lembrar que temos uma grande variedade de métodos anticoncepcionais, porém é necessário que se escolha o que seja melhor para você e sua parceira, ou parceiro, e que lhe ofereçam total segurança, vale relembrar também que nenhuma alternativa lhe dará 100 por cento de proteção, mais os fatores para uma proteção quase que 100 por cento segura também depende muito da maneira com que for usada, e as conseqüência de um preservativo ou método anticoncepcional é a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.

Vamos começar pelo mais conhecido a camisinha é um preservativo de uso masculino  e que é um dos métodos mais indicados, a vantagem da mesma é que ele pode prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis, porém deve ser usada corretamente, e pode se encontrar as mesmas em postos de saúde, o mesmo pode não funcionar se for colocado de maneira inadequada pode rasgar ou furar.

Temos também a camisinha feminina, um preservativo de uso feminino que é maior e protege a vulva parte externa do órgão sexual feminino, a desvantagem é que é difícil de ser encontrado e também muito difícil de ser colocado, além de ter um preço bastante elevado. Em seguida temos um método também  muito conhecido pelo publico feminino, é a pílula anticoncepcional, que utiliza hormônios para evitar a ovulação, é uma das formas mais seguras que garante 99 por cento, desde que seja utilizada da maneira correta, a desvantagens é que ela não evita doenças sexualmente transmissíveis, e em alguns organismos podem apresentar ganho de peso. O próximo método que vamos falar é a pílula do dia seguinte, é um método considerado de emergência, de uso exclusivo para as mulheres, que se usa quando outro método utilizado na hora da relação sexual falhar, ele impedi a fecundação do ovulo se tomado em até 72 horas após a relação sexual, a desvantagem é que não impedi doenças sexualmente transmissíveis, e pode causar câncer no útero se tomado muitas vezes por ano.

243871 Dicas sobre Métodos Anticoncepcional Dicas sobre Métodos Anticoncepcional

O DIU é um método para ser usado no interior do útero, composto de plástico com fios de cobre, é considerado um método tão seguro quanto a pílula pois não usa hormônios, e pode ficar no útero por até 5 anos, a desvantagem é que a colocação do mesmo é muito desconfortável. Temos também o Diafragma é um anel com silicone ou borracha que impedi a passagem dos espermatozóides, o mesmo deve ser colocado antes da relação sexual, e pode ser retirado até 12 horas após a relação sexual, a vantagem é que é discreto a desvantagem é que o tamanho precisa ser medido pelo seu ginecologista, e a sua eficiência é de cerca de 94 por cento, menor do que a camisinha.

O outro método não tão conhecido é o Implante é uma pequena capsula que é inserida em baixo da pele na área do braço que libera hormônios impedindo a ovulação a sua eficácia pode chegar até 100 por cento, a desvantagem é que não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, temos também a injeção que funciona praticamente da mesma maneira da pílula existem injeções mensais e trimestrais, é indicado para quem esqueci de tomar a pílula diariamente, a desvantagem é que o uso regular pode causar um desconforto.

243871 Dicas sobre Métodos Anticoncepcional s Dicas sobre Métodos Anticoncepcional

Em seguida temos o anel vaginal, o mesmo é rodeado pelos hormônios da pílula, e inserido uma vez por mês permanecendo por 3 semanas e em seguida retirado para vinda da menstruação, a vantagem é que reduz os efeitos colaterais, e pode ser mais eficiente do que a pílula, e a desvantagem é que  algumas mulheres sentem um incomodo, e não previne as doenças sexualmente transmissíveis. Os adesivos que são colados na pele e liberam hormônios deve ser substituído toda semana, e parar na menstruação, a eficácia é menor que a pílula e não previne as doenças transmitidas sexualmente.

Espero que tenha gostado das dias e possa ter encontrado todas as informações necessárias sobre os métodos anticoncepcionais, e possa ter esclarecido possíveis duvidas com nossas dicas, e volte sempre ao Mundo das Tribos!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.