Search

Dicas Práticas de Reciclagem

Google plus

Reciclar lixo é algo que o mundo todo procura fazer, tendo em vista a quantidade de recursos naturais que consumimos a cada dia em ritmo acelerado, mais rápido do que eles são repostos pela natureza. Então a reciclagem é uma forma de amenizar o consumo absurdo de recursos limitados que possuímos. Existem várias maneiras de reciclar o lixo que produzimos todos os dias, e vamos comentar algumas dessas dicas durante esse artigo.

Aqui no Brasil são produzidos cerca de 228.4 mil toneladas de lixo todos os dias, e o lixo domiciliar equivale a metade desse número, que seria 125 mil toneladas por dia. Imaginem se reciclássemos parte desse valor, o quanto estaríamos ajudando a natureza com a redução de volume do lixo de difícil decomposição, tais como plástico e vidro.

Outro benefício da reciclagem é o de melhoria da vida útil dos aterros, que ficam menos sobrecarregados com a redução da entrada de lixo. Todos nós podemos fazer a nossa parte, com alguns passos simples. Para reciclar lixo em sua casa por exemplo, basta fazer a separação entre papéis, plásticos, vidros e metais, e no caso de condomínios, solicitar a disponibilização das lixeiras que são recolhidas pela pessoa responsável pela limpeza. No caso de lâmpadas quebradas, coloque-as dentro de um saco plástico separadamente.

Para descartar pilhas e baterias em geral, é necessário uma lixeira específica para esse tipo de material. Se não houver uma lixeira exclusiva, existem lugares que realizam o descarte de pilhas e baterias, como lojas de celulares. Para descartar óleo de cozinha, primeiro peneire-o para retirar os resíduos sólidos, em uma embalagem de amaciante limpa (pois possui boca larga e mais facilidade de colocar o óleo). Existem lugares que também coletam óleo usado, dê uma pesquisada na sua região.

Já sobre a reciclagem de lâmpadas fluorescentes é algo muito importante, pois apesar dessas lâmpadas economizar mais energia elétrica, elas são compostas de metais pesados, e quando estão intactas, elas não oferecem risco no seu manuseio. O verdadeiro problema está quando elas se quebram, pois liberam vapor de mercúrio, um material altamente cancerígeno que pode ser absorvido pelos pulmões, intoxicando-os. De acordo com a temperatura do ambiente, esse material pode permanecer no ar por muitas semanas, por isso a dica é ter muito cuidado com as lâmpadas, armazenando-as em lugar seco e nas embalagens originais.

Quando for descartar as lâmpadas, elas precisam ser depositadas em lugares separados dos demais tipos de vidro, e sempre utilize avental, luvas e botas plásticas. Mesmo com a embalagem fechada, tenha cuidado no seu manuseio. Caso você tenha medicamentos que estejam fora do prazo, obviamente não deverão ser consumidos e devem ser descartados em drogarias e farmácias. Os outros restos de remédios que podem ser utilizados poderão ser entregues em Centros de Saúde de sua cidade, podendo ser aproveitados por outras pessoas.

Uma última dica para a reciclagem de óleo, é que ele pode ser utilizado pelo próprio consumidor para fazer sabão. Para fazer isso, basta seguir a seguinte receita:

• 5 litros de óleo de cozinha usado
• 200 mililitros de amaciante
• 2 litros de água
• 1 quilo de soda cáustica em escama

Como preparar: Coloque a soda (com cuidado) em escamas no fundo de um balde plástico. Em seguida coloque água fervendo e mexa até diminuir a soda. Depois disso, coloque o óleo e continue mexendo no balde. Coloque o amaciante e misture bem. Quando terminar, coloque a mistura em uma forma e espere secar. Depois, é só cortar as barras de sabão.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top