Menu

Decoração

Atualizado em 29 de dezembro de 2011, às 17:35 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para usar chita na decoração

Apesar da origem indiana, a chita é um tecido que faz sucesso em todo o mundo com suas cores fortes e estampas florais.
366571 Dicas para usar chita na decoração 2 Dicas para usar chita na decoraçãoAlmofadas de chita

A chita é um tipo de tecido muito usado na decoração, principalmente quando a proposta valoriza o efeito colorido. O material permite criar belíssimos cenários em festas ou mesmo inovar o visual dos ambientes residenciais. Quem trabalha com chita na decoração terá a chance de explorar a alegria e originalidade das cores vibrantes.

O tecido de algodão estampado pode ser usado como revestimento de móveis e objetos de decoração. O material abusa de desenhos e cores fortes, recorrendo sempre ao impacto da estampa floral em composições rebuscadas. A chita pode aparecer no quarto, sala, varanda e outros ambientes.

Com o sucesso das cores fortes na decoração, tudo leva a crer que o tecido de chita será retomado nos projetos mais ousados, energéticos e alegres.

Chita: suas origens e características

O tecido surgiu na Índia Medieval como um recurso para embelezar o interior das casas. As estampas florais coloridas começaram a marcar presença principalmente na roupa de cama e não demorou muito para serem incorporadas pelo patchwork.

Depois do sucesso feito no território indiano, a chita chegou à Europa através dos mercadores e inovou a proposta de decoração dos lares. Como o velho continente também estava investindo no ramo de tecelagem, os europeus tentaram imitar os padrões da chita, mas os resultados não foram iguais ao produto confeccionado na Índia.

Finalmente por volta de 1800, a chita chegou ao Brasil e se transformou numa peça ícone da decoração. A qualidade do material foi aprimorada ao longo dos anos e a área têxtil conseguiu incorporar de maneira evidente os padrões desenvolvidos com perfeição pelos indianos.

366571 Dicas para usar chita na decoração 1 Dicas para usar chita na decoraçãoTecido chita presente na decoração da sala

Como usar chita na decoração?

- Festa: a chita pode ser usada para decorar festa junina ou qualquer outro evento que consiga tirar proveito das estampas florais. As cores vivas da estampa conseguem deixar o evento mais alegre, divertido e ainda por cima acolhedor.

- Móveis: dentro de casa, a chita pode ser usada para revestir os móveis e adicionar um toque de personalidade à decoração. Por exemplo, uma cômoda antiga com a aparência comprometida pelo tempo recebe um acabamento com o tecido e exibe uma aparência mais ousada para decorar um determinado ambiente. Os traços da mobília são mantidos, mas a estamparia com certeza vai romper com a monotonia do cômodo. Bancos, cadeiras e criado mudo também podem ser modificados com chita.

366571 Dicas para usar chita na decoração Dicas para usar chita na decoraçãoParede decorada com chita

- Paredes: o espaço vertical pode ser revestido com tecido chita, mas sem exageros.  Escolha pontos estratégicos para inserir um acabamento todo colorido e floral.

- Acessórios: o tecido serve para confeccionar almofadas, tapetes e outros objetos decorativos, capazes de dar um toque colorido numa decoração neutra.

Aproveite as dicas e invista no tecido chita.