Menu

Notícias

Atualizado em 9 de julho de 2012, às 7:35 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para tirar fotos de bebês

Saiba como registrar da melhor forma todos os momentos da vida do seu bebê.

É natural do ser humano o desejo de eternizar os bons momentos. Como isso não é possível, todos apelamos para formas de registrar a vida, na memória. A fotografia é o melhor jeito de se fazer isso. Com ela, momentos e imagens que, com o tempo, podem desaparecer de nossas lembranças, ficam guardados para sempre. Também é uma ótima forma de dividir com outras pessoas a nossa vida.

O ato de fotografar as crianças é algo importantíssimo. Os bebês, principalmente, mudam e crescem muito rápido e, quando se vê, já estão grandinhos. Todavia, para que suas fotos fiquem bonitas, é importante que você siga algumas dicas. Fotografar coisas, lugares e pessoas não deve ser um ato impulsivo, feito de qualquer maneira. Uma boa foto é a imagem que ficará guardada para sempre e, por isso, deve-se ter atenção especial com ela.

481722 Dicas para tirar fotos de bebês.1 Dicas para tirar fotos de bebêsMomentos espontâneos (Foto: Divulgação)

Como fotografar bebês

Os bebês devem ser fotografados, desde o começo de suas vidas. Para que o seu pequeno não se assuste com a câmera, acostume-se a ter uma máquina fotográfica por perto, sempre. Assim, quando surgir o momento que merece um click, o bebê irá se comportar de forma natural, pois já estará habituado à presença da câmera.

481722 Dicas para tirar fotos de bebês.2 Dicas para tirar fotos de bebêsO tempo passa rápido (Foto: Divulgação)

Não é necessário montar cenários para as fotos do bebê, o tempo todo. O mais importante é a imagem dele, em meio a tudo. Se você se preocupar demais com os objetos ao redor, vai acabar evidenciando mais o cenário do que o próprio bebê.

481722 Dicas para tirar fotos de bebês.3 Dicas para tirar fotos de bebêsMomentos que não voltam mais (Foto: Divulgação)

Sempre que estiver com a criança, fora de casa, à luz do dia, tenha sua câmera, em punho. É bom aproveitar a luz do sol, ao fotografar. A imagem fica muito melhor e mais natural.

481722 Dicas para tirar fotos de bebês.4 Dicas para tirar fotos de bebêsA luz do dia é a melhor (Foto: Divulgação)

Com a correria, você nem vai perceber o tempo passando. Como está acostumado à presença do bebê, vendo-o o tempo todo, vai acabar perdendo um pouco a noção da proporção de crescimento da criança. Por isso, uma boa dica é que você tire fotos do bebê, perto de coisas que têm um tamanho bem conhecido por você. A clássica foto das mãozinhas da criança, perto das mãos de um adulto é o melhor exemplo de registro do real tamanho do bebê, naquela data em que a foto foi tirada.

481722 Dicas para tirar fotos de bebês.5 Dicas para tirar fotos de bebêsNoção de tamanho (Foto: Divulgação)

Sempre que puder, esteja junto à criança, no momento da foto. Com o passar dos anos, será muito diferente ver as imagens e saber como você estava, naquele momento. Isso é bom, pois você terá uma melhor noção da passagem do tempo.

Procure salvar todas as fotos, no computador, com legendas que facilitem a sua busca, mais tarde. A dica é que você não coloque descrições genéricas para as imagens. Especifique melhor as legendas, incluindo também a idade do bebê, naquela data. Além disso, nunca se esqueça de fazer cópias de segurança dos seus arquivos, pois nunca se sabe o que pode acontecer.

Veja mais sobre bebês em: Picadas de insetos: o que fazer